Barceló Hotel Group inaugura um novo hotel de cinco estrelas no Funchal

1177 views

Localizado no centro histórico do Funchal, o novo hotel Barceló Funchal Oldtown caracteriza-se pelo minucioso projeto de reabilitação arquitetónica, em que se recuperaram as fachadas e as lajes interiores de 6 edifícios do século XVII, e pela decoração de interiores inspirada no artesanato da ilha, que enaltece o património cultural da Madeira.

Localizado em pleno coração da cidade, o novo hotel Barceló Funchal Oldtown destaca-se, não só pela sua localização privilegiada, mas também pelo seu projeto impactante de arquitetura e design de interiores. Trata-se de um dos projetos de reabilitação urbana mais desafiantes realizado pelo Barceló Hotel Group, que consistiu na recuperação de vários edifícios históricos, revertendo-os num hotel elegante de 5 estrelas, que pretende tornar-se no melhor alojamento urbano do Funchal.

Um projeto singular de reabilitação arquitetónica

O projeto de recuperação conseguiu unir seis edifícios do século XVII, localizados na Rua da Alfândega, no centro histórico do Funchal, mantendo as suas fachadas originais e as suas lajes interiores antigas. Um dos edifícios que dá origem ao Barceló Funchal Oldtown era a sede da fábrica Bordados Oliveiras, outro dos edifícios pertencia à família Blandy’s, uma das fundadoras originais do comércio de vinho da Madeira e atualmente um dos maiores produtores deste vinho fortificado.

 

Durante o processo de escavação – realizado sob a supervisão de uma equipa de arqueólogos locais – foram encontrados elementos importantes e vestígios de séculos passados, que demonstram não só a importância histórica do edifício mas também a sua localização num enclave que, devido à proximidade do porto, o liga às origens da cidade: mais de mil peças de cerâmica do período colonial, os restos de uma estrada do século XVI, um raspador de sapateiro do século XVII e moedas do século XVIII, todas elas integradas na decoração do hotel, destacando o património cultural local e oferecendo a todos os hóspedes a oportunidade de mergulhar na história e no legado da cidade do Funchal durante a sua hospedagem no hotel.

O projeto de design de interiores combina modernidade e tradição, numa clara homenagem à riqueza do artesanato localaos materiais nobres e aos bordados típicos madeirenses.

Nas vigas e na fachada original mantiveram-se o uso de pedras naturais e da madeira, de mais de cem anos de antiguidade, que simboliza a maneira tradicional como se construíam os muros na antiguidade. Por outro lado, os quartos renovados e os restaurantes do Barceló Funchal Oldtown contam com referências aos bordados e à cestaria de vime da ilha, nas suas cadeiras e assentos, além da presença de outros materiais tipicamente madeirenses que foram incluídos em diferentes espaços, dando um carácter autêntico e local a um hotel feito por e para a Madeira.

Além disso, a Floresta Laurissilva da Madeira, Património da Humanidade da Unesco desde 1999, está representada em desenhos e na decoração do lobby e na receção do hotel através de elementos decorativos que recordam as folhas de louro pela sua cor e textura.

Um hotel elegante de 5 estrelas no centro histórico

O hotel Barceló Funchal Oldtown, de categoria cinco estrelas e 111 quartos, combina elegância e tradição nas suas instalações com umas vistas panorâmicas impressionantes para o oceano Atlântico e para a Sé Catedral do Funchal.

A oferta gastronómica inclui um restaurante à carta, A Bordadeira, inspirado na tradição do bordado madeirense. Com um contexto altamente contemporâneo e acolhedor, os hóspedes podem usufruir, neste espaço, de um pequeno-almoço requintado sob o conceito B-LikEat baseado em alimentos orgânicos, sazonais e locais. Ao seguir o conceito “All day dining”, o restaurante do hotel Noz Café destaca-se pelo seu terraço exterior fabuloso, enquanto o elegante bar do lobby oferece a possibilidade de desfrutar de uma atmosfera quente e relaxante enquanto bebe os cocktails originais que compõem o seu extenso menu. Finalmente, o rooftop bar B-Heaven, localizado no telhado do hotel, junto à piscina, com um solário e com uma vista espetacular sobre o mar, é uma das joias da coroa e o local perfeito para usufruir de uma bebida acompanhada de petiscos.

Para completar a hospedagem, o Barceló Funchal Oldtown conta com 3 salas de reuniões independentes e totalmente insonorizadas para a celebração de qualquer tipo de evento, acabando por o converter numa unidade hoteleira ideal para aqueles clientes que visitam o Funchal por motivos laborais e querem estender a sua hospedagem para disfrutar da cidade e das instalações do hotel.

Com esta nova unidade hoteleira, o Barceló Hotel Group reforça a sua presença na ilha da Madeira, onde já gere o hotel Allegro Madeira, um hotel moderno destinado exclusivamente para adultos e localizado a escassos minutos do centro do Funchal.

Fonte: Global-press

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar