As Areias do Imperador, a partir de Mia Couto, inaugura ciclo Abril Abriu, do D. Maria II, em Lisboa

252 views

O espetáculo do encenador luso-moçambicano Victor de Oliveira vai estar em cena na Culturgest, em Lisboa, de 20 a 23 de março, no âmbito do ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II.

As Areias do Imperador, encenação de Victor de Oliveira a partir do romance homónimo de Mia Couto, será apresentado pela primeira vez em Lisboa, de 20 a 23 de março, na Culturgest. O espetáculo inaugura o ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II, uma iniciativa que pretende celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com a apresentação de vários espetáculos em instituições culturais e em espaços não convencionais da cidade de Lisboa.

Em As Areias do ImperadorVictor de Oliveira transporta-nos para o final do século XIX, no meio de um Moçambique devastado por guerras políticas. Germano, soldado português, e Imani, a intérprete moçambicana, apaixonam-se perdidamente. Uma história de amor impossível, carregada por 15 intérpretes moçambicanos, portugueses e franceses que, através do destino desses dois seres, nos dá a ver a grande História.

O espetáculo apresenta-se no seguimento das últimas criações de Victor de Oliveira, intimamente ligadas à história colonial do seu país. Em Incêndios, espetáculo criado em 2019 em Maputo, o encenador interrogava os ecos da guerra civil que devastou Moçambique durante 16 anos e, em Limbo, apresentado em Lisboa em 2021, ponderava sobre os efeitos da colonização, da assimilação e da mestiçagem. Através da adaptação do romance As areias do imperador, do autor moçambicano Mia Couto, Victor de Oliveira prossegue esse caminho em torno das relações Norte/Sul.

As Areias do Imperador estará em cena na Culturgest, de 20 a 23 de março, às 20h, no âmbito do ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II.

Mais informações sobre o espetáculo no dossier disponível aqui e mais informações sobre o ciclo Abril Abriu disponíveis aqui.

 

Fonte: tndm.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar