Amostra: Festival de Artes Performativas para Público Jovem

396 views

A Companhia Caótica, em colaboração com o Cineteatro Louletano, promove a 2a edição da Amostra: Festival de Artes Performativas para Público Jovem, entre os dias 6 e 8 de outubro em Loulé. A programação inclui espetáculos, conversas e outras atividades dedicadas a valorizar a criação contemporânea para crianças e jovens em Portugal e refletir em conjunto sobre práticas, desejos e inquietações que atravessam diferentes agentes culturais que trabalham para e com este público.

“Queremos sonhar coletivamente caminhos possíveis dentro do setor e celebrar sua diversidade. Amostra não é somente uma empreitada de ações dedicadas às artes performativas direcionadas para os mais novos, mas um projeto de sensibilização para este ecossistema artístico tão essencial da cultura”, destaca Caroline Bergeron, coordenadora do projeto.

A programação possui duas vertentes: uma mais dirigida aos profissionais que atuam na área e outra aberta ao público, que inclui espetáculos selecionados através de open call oriundos das cinco regiões de Portugal continental – Uma ideia de Justiça (Teatro do Bolhão), As Estrelas lavam os teus pés (Sara Anjo e Madalena Palmeirim), Viagem ao Centro da Terra (Mákina de Cena), Sítio (Companhia da Chanca) e Q de Quê (Teatro meia-volta e depois à esquerda quando eu disser).

Paralelamente aos espetáculos, a segunda faceta da Amostra aposta no diálogo e no pensamento. Ao longo dos três dias, diferentes conversas questionam sobre os direitos culturais de crianças e jovens e buscam criar um espaço de partilha e somar forças e experiências para imaginar novas formas de garantir mais relevância ao trabalho de profissionais que se dedicam a este público.

Outro destaque do programa são as sessões de pitching, nas quais estruturas da região do Algarve são convidadas a compartilhar sobre o percurso de suas companhias, num ambiente informal que procura oferecer a oportunidade de darem a conhecer seus projetos e expandirem suas redes e parcerias.

Na edição de 2023, a Amostra continua com sua a missão de sensibilizar múltiplos públicos para a valorização das artes performativas para a infância e juventude, sempre a acreditar na força da ação e imaginação coletiva para reinventar o presente e o futuro do setor.

SOBRE A COMPANHIA CAÓTICA
Fundada em 2009 pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico-cineasta António-Pedro, a Caótica é uma companhia multidisciplinar que cria espetáculos, oficinas e filmes para público jovem, famílias e adultos, onde cruza teatro, música, cinema, marionetas e artes visuais. Desde 2015 a Companhia realiza periodicamente encontros entre profissionais da cultura, a nível nacional e internacional, onde procura refletir em conjunto sobre a criação, programação e circulação de espetáculos para o público jovem.

 

Fonte:comunicacao.companhiacaotica

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar