Amália Rodrigues

199 views

Em Julho, o mês de Amália, celebramos a diva com uma Palylist que nos leva a viajar pela sua grandiosa discografia

Amália Rodrigues é uma das vozes mais reconhecidas e acarinhadas do mundo.

Na sua intensidade, carrega a cultura e a memória de um povo que não vira as costas à luta, que se orgulha das suas raízes e que ama apaixonada e vertiginosamente. Celebrada e recordada pelas comunidades portuguesas, escutada mesmo por quem não compreende as palavras, é ainda hoje uma artista inigualável e apreciada pela sua versatilidade.

Amália cantou os poetas, elevou a língua portuguesa e deixou-nos um legado irrepetível. Juntou a sua voz à luta pela liberdade e conquistou o seu lugar como Mulher.

Em pleno século XX viajou pelo mundo, rasgou convenções sociais e afirmou-se como uma intérprete universal. Transformou o Fado, entregou-se ao Jazz e ao Folclore, cantou em Italiano, Espanhol, Francês e Inglês.

Em 50 anos de carreira pisou os mais célebres palcos mundiais. Do Olympia em Paris, a Carnegie Hall em Nova Iorque, do Sankei Hall de Tóquio ao Canecão no Rio de Janeiro. Atuou na Austrália, no México, no Líbano e em tantas outras geografias tão distantes da nossa Europa. Mas a sua casa era em Portugal, as ruas da sua Lisboa, o carinho do seu povo.

Interpretou, escreveu e criou em harmoniosa colaboração com os seus compositores, músicos e técnicos de som algumas das melhores canções nacionais. As sessões de estúdio eram mágicas, momentos prodigiosos pela sua genialidade.

Até na sua data de aniversário Amália primou pela unicidade. Escolheu, para si, o dia 1 de Julho para celebrar a chegada ao mundo. Embora ditem os papéis que foi a 23 de Julho de 1920 que tivemos a honra de ver nascer a maior artista nacional.

Celebramos a chegada de Julho com uma playlist que reúne os mais belos temas a que a diva entregou o seu fulgor, a sua paixão e o seu amor. Uma grandiosa e extraordinária viagem pela discografia de Amália Rodrigues.

Fonte: Valentim de Carvalho

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar