Sessão especial para Jorge Silva Melo “Passagem ou …”

3444 views

A Cinemateca presta homenagem ao encenador, cineasta, dramaturgo, ator e crítico português, Jorge Silva Melo com a exibição da sua primeira longa-metragem a solo Passagem ou a Meio Caminho, a apresentar em nova cópia digital.

Cumprindo o acordo firmado com Jorge Silva Melo há poucos meses, a Cinemateca mantém em maio a retrospetiva integral da sua obra e a carta branca, igualmente programada em 2020 e suspensa pela pandemia.

PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO

Com Luís Lucas, João Guedes, Diogo Dória, Glicínia Quartin, Isabel de Castro, João Pinto Nogueira

Portugal, 1980 – 85 min | M/12

Escrito e filmado a partir da vida e obra do escritor alemão Georg Büchner (1813-1837), à luz elétrica e à máquina de escrever, sem reconstituição histórica. Fala-se da Guerra de Espanha e de Cézanne, através da sobreposição de épocas e de citações. Mas o “fundo” – nunca nomeado – é o 25 de Abril. À entrada dos anos 80 do século XX, e no seu primeiro filme, Jorge Silva Melo deu-nos a ver a escuridão da selva. Talvez por ser tão escura – neste filme tão claro – tantos se perderam nela, não percebendo como a vida parava e como era preciso (necessário) pintá-la naquele momento.” João Bénard da Costa.

Entrada é livre mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.

18 março 2022
sex: 21h40
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar