QUINTA DE LEMOS CELEBRA GASTRONOMIA E VINHOS DO DÃO NUM EVENTO QUE JUNTA 6 CHEFS, 6 PRATOS, 6 VINHOS

473 views

Localizado em Viseu, o produtor de vinho Quinta de Lemos assume-se como promotor da alta qualidade dos produtos da região do Dão e do saber fazer das gentes desta que é a mais antiga região produtora de vinho em Portugal, e onde o comer e o beber partilham espaços iguais à mesa. Pelo segundo ano consecutivo, Diogo Rocha, chef executivo do restaurante Mesa de Lemos (distinguido com 1 Estrela Michelin, 1 Estrela Verde e 2 Sóis Repsol), localizado na propriedade da quinta, volta a reunir cinco chefs que se juntam a este para apresentar uma mostra da gastronomia atual da região, com pratos que pretendem realçar as características dos vinhos Quinta de Lemos, que vão estar em destaque no Natal.

Com identidades de cozinha distintas, cada um dos seis chefs presta uma homenagem sincera à alta qualidade e autenticidade do produto, num encontro de talentos e propostas que evidenciam a evolução da gastronomia do Dão, representando cada um o seu respetivo restaurante. A cada chef foi atribuída a missão de criar um prato que harmonize com o vinho Quinta de Lemos selecionado, antevendo as festividades que se aproximam no final do ano.

Ao leme deste encontro, Diogo Rocha apresenta bochecha de bacalhau, samos, grão de bico e coentros, a harmonizar com o vinho Quinta de Lemos Touriga Nacional 2016. Por outro lado, João Guedes Oliveira, do restaurante Flora (Food & Wine), traz consigo um arroz de forno com miúdos e enchidos para acompanhar o Quinta de Lemos Touriga Nacional 2013. No pairing do Quinta de Lemos Touriga Nacional 2014, Henrique Sampaio Ferreira, do restaurante A Tertúlia, prepara milhos cremosos de rabo de boi, enchidos e hortelã. Do restaurante 100 Papas na Língua, o chef Hugo Marques apresenta escabeche de vaca, emulsão de curcuma, areia fumada, crocante e pimentão, com harmonização do Quinta de Lemos Touriga Nacional 2012. A Luís Almeida, do Memórias, cabe o prato para acompanhar o vinho Quinta de Lemos Gégé Rosé, de brioche tostado, lavagante azul e figos de Santar. Por fim, Marco Marques, do restaurante O Monte, dá a provar éclair de pato, chantili de foie-gras e trufa, compota de cebola roxa, Vinho do Porto e framboesas, com pairing Quinta de Lemos Touriga Nacional 2015.

“Na Quinta de Lemos e no Mesa de Lemos trabalhamos com orgulho nas nossas raízes, procurando enaltecer a região do Dão e o nosso país. Por isso, fazia todo o sentido reunirmos, mais uma vez, este grupo de grandes chefs para estarem ao nosso lado e apresentarem as suas propostas para cada um dos nossos vinhos selecionados”, comenta o chef Diogo Rocha, acrescentando: “Este é um ‘festival’ de sabores do Dão, que reúne vinhos, produtos e profissionais, que todos os dias se empenham para dar a conhecer e honrar as nossas tradições ao mesmo tempo que agregam técnica, criatividade e valor à gastronomia da região”.

A decorrer na Adega da Quinta de Lemos, a 15 de setembro, além dos vinhos apresentados à mesa durante o evento, a Quinta de Lemos adiciona outras referências como Dona Santana 2007, Lucita Magnum ou Dona Santana branco aos vários packs de Natal, que vão estar disponíveis a preços especiais.

Produzidos pelo enólogo Hugo Chaves, em exclusivo com castas autóctones do Dão – Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz -, os vinhos Quinta de Lemos exprimem este terroir marcado pelo granito e solos arenosos, protegidos pelas Serras da Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave, que dá origem a vinhos únicos. Através de um sistema agrícola de proteção integrada, a Quinta de Lemos reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, com respeito pelo meio ambiente, com a particularidade das vinhas não serem irrigadas, sujeitas apenas à imprevisibilidade do clima, o que sublima o carácter anual de cada vinho. Com métodos de produção que garantem a estes vinhos propriedades únicas, a Quinta de Lemos pauta-se por um sistema de produção que apenas aproveita 20% das uvas retiradas das vinhas, o que permite que cada garrafa guarde um vinho com padrões de fina qualidade.

 

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2016
Bochecha de bacalhau, samos, grão de bico e coentros
Diogo Rocha

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2015
Éclair de pato, chantili de foie-gras e trufa, compota de cebola roxa, Vinho do Porto e framboesas
Marco Marques

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2014
Milhos cremosos de rabo de boi, enchidos e hortelã
Henrique Sampaio Ferreira

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2013
Arroz de forno com miúdos e enchidos
João Guedes Oliveira

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2012
Escabeche de vaca, emulsão de curcúma, areia fumada, crocante e pimentão
Hugo Marques

Quinta de Lemos Gégé Rosé
Brioche tostado, lavagante azul e figos de Santar
Luís Almeida

 

Informações gerais:

Quinta de Lemos
Morada:
 Passos de Silgueiros, 3500-541 Silgueiros, Viseu
Contactos: 232 951 748 (disponível de segunda a sexta, das 09h00 às 17h00) | info@quintadelemos.com

Online:
https://quintadelemos.com/
https://www.facebook.com/QuintadeLemos
https://www.instagram.com/quintadelemos/

 

Sobre a Quinta de Lemos

Nasceu em meados dos anos 90 pela mão de Celso de Lemos, com o sonho de criar vinhos exclusivos. Um vinho dedicado aos seus amigos mais próximos e à família, que sirva para unir as pessoas em torno de uma boa conversa. A quinta encontra-se no vale do Dão, escondida numa altitude de 340m, onde se encontram 25 hectares de vinha e 3000 oliveiras, num total de 25ha de terreno. A Quinta de Lemos possui vinhos típicos do Dão desde 2005.

Guesthouse da Quinta de Lemos, desenhada pelo atelier Carvalho Araújo, integra o projeto do restaurante “Mesa de Lemos”, abre ao público sob o comando do chef Diogo Rocha, onde se pretende retirar dos produtos nacionais de qualidade o máximo partido através de técnicas inovadoras. O foco das criações é a simplicidade de sabores.

A casa de hóspedes/convidados da Quinta é um equipamento privado que complementa o primeiro e que serve também de showroom para os atoalhados da Abyss & Habidecor (primeiro negócio da Quinta de Lemos e uma das marcas mais reconhecidas a nível internacional) funcionando também como espaço de provas de vinhos, em ligação com a atividade vinhateira da Quinta de Lemos. Para a construção deste edifício, foram utilizados materiais “amigos” do ambiente e o resultado final espelha na perfeição esta ligação à natureza que constitui a envolvente do local.

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar