O ano vai a meio e os azeites Esporão já somam um conjunto significativo de prémios, dentro e fora de Portugal. O lançamento da nova identidade visual, com cores distintas para cada uma das oito referências, reforça a ligação entre imagem e conteúdo, e vem acompanhado por um reconhecimento crescente da sua qualidade e consistência.
Avaliados em vários concursos, nacionais e internacionais, os azeites Esporão têm sido distinguidos com vários prémios que, além de prestigiantes, que reconhecem não só a sua qualidade excecional, mas também quase três décadas de experiência e um compromisso inabalável com a agricultura biológica.
As oito atuais referências dos azeites Esporão – a primeira marca a lançar azeites monovarietais em Portugal – subdividem-se em quatro categorias: os Essenciais (Azeite Virgem Extra, o Biológico e o DOP Norte Alentejano), os Monovarietais (Galega, Cordovil e Cobrançosa) e o Ultra Premium (Seleção) e o Terroir (Olival dos Arrifes).
Da extensa lista de galardões destaca-se, em território nacional, a medalha de ouro para o DOP Norte Alentejano, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal e, na Feira Nacional de Olivicultura, medalha de ouro para o melhor azeite biológico e de prata para o melhor azeite de quinta para o Olival dos Arrifes.
Fora de portas, foram ganhos importantes galardões em países como o Japão, Estados Unidos da América, França e Itália. Neste último país, no BIOL 2025, o Olival dos Arrifes foi classificado com um honroso Extra Gold, num dos concursos mais importantes a nível mundial na classificação de azeites em modo de produção biológico. Do Japão, do concurso Olive Japan, chegaram mais duas medalhas de ouro, uma para o Seleção e outra para o Olival dos Arrifes. Já do Olio Nuovo Days 2025, realizado em França, o Olival dos Arrifes ganha uma vez mais, tendo ficado classificado em 4º lugar, no TOP 10 dos Melhores Azeites do Mundo, ganhando ainda o prémio de melhor Azeite para crianças (Top 1 – Kids Award). Neste concurso destacaram-se ainda os dois monovarietais: Galega (Premium Gold) e Cordovil (Gold).
Segundo Ana Carrilho, oleóloga e diretora da unidade de negócio de Azeite do Esporão “Este reconhecimento, nacional e internacional, confirma não só o nosso compromisso com a produção de azeites de elevada qualidade, mas também com a preservação das variedades autóctones e a agricultura biológica. É uma prova clara de que estamos a seguir o caminho certo.”.
PRÉMIOS (lista completa)
NYIOOC World Olive Oil Competition (USA)
Ouro Virgem Extra Biológico
Ouro Cordovil
Ouro Olival Dos Arrifes
Prata Cobrançosa
Prata Selecção
Olio Nuovo Days 2025 (France)
Top 10 of Show (4ºplace Worldwide) Olival Dos Arrifes
Premium Gold Olival Dos Arrifes
Premium Gold Galega
Gold Cordovil
Top 1 Kids Award Olival Dos Arrifes
BIOL 2025 (Italy)
Extra Gold Olival Dos Arrifes
Olive Japan
Ouro Seleção
Ouro Olival Dos Arrifes
Concurso Nacional de Azeites de Portugal
Ouro DOP Norte Alentejano
Feira nacional de Olivicultura
Ouro Melhor Biológico Olival dos Arrifes
Prata Melhor Azeite de Quinta Olival dos Arrifes
Ouro Património Oleícola Português Cobrançosa
Ovibeja – 14º Concurso Internacional de Azeite
Menção Honrosa Cordovil
Fonte: lemonzest.pt



