Em junho de 2023 tive o prazer de escrever um artigo para a Revista Bica, intitulado “PORTUGAL PELA VISÃO DE UMA BRASILEIRA APAIXONADA POR ARTE E CULTURA”. Naquela oportunidade, expressei minha gratidão por esse País que sempre acolheu minha escrita e minha arte.
Com efeito: anos atrás escrevi diversas matérias para a Revista Crescer, de Portugal, cuja temática se baseava nas minhas vivências como mãe de duas lindas meninas, que contam com oito anos de diferença. Uma montanha russa de experiências e desafios para atender à uma miúda e à uma adolescente ao mesmo tempo, com demandas tão distintas. E meus textos sempre foram acolhidos com muito carinho e atenção pela redação daquela revista.
Tempos depois passei a dar vazão à outra paixão em minha vida: a arte. Em 2020 comecei a criar meus desenhos em meio digital e não parei mais. Hoje tenho uma marca consolidada no Brasil, e meus desenhos estampam desde camisetas até lenços, bolsas, toalhas, e outros acessórios, assim como muitas vezes preencheu o ecrã gigante de um conceituado centro comercial, na Avenida Paulista, a maior avenida da cidade de São Paulo, Brasil. Mas Portugal novamente estava na minha trajetória: em 2023, uma das minhas obras foi exposta em uma galeria de arte, em Leiria.
Foi justamente nessa época que decidi desenhar a minha “portuguesinha” em trajes típicos, a qual você pode observar neste artigo. Mal imaginava eu que os sons, cores, cheiros e sabores de Portugal inundariam meus sentidos e minha vida.
Hoje, aos 52 anos, elegi o Montijo, ao Sul de Lisboa, para plantar as sementes de uma nova fase pessoal e profissional. É nesta terra linda, de paisagens majestosas e expressivas, com um céu maravilhoso, que brinda meus olhos com os matizes que mais parecem pintados à mão, que eu acordo e quero acordar todos os dias. Passeio pelas ruas e estradas de Portugal e me deparo com cenários mágicos, que muitas vezes parecem telas de quadros, como uma verdadeira galeria de arte ao ar livre.
É por tudo isso que quero fundir meus traços com a riqueza da cultura lusitana. Quero trazer para Portugal minha brasilidade, meu colorido, minhas formas. Quero trazer para Portugal a minha inspiração.
Portugal já fez parte de lindas lembranças do meu passado como escritora e artista, e representa, agora, o meu presente e o meu futuro.
Marcella Bisetto é artista plástica digital brasileira, recém-chegada a Portugal. Participou de exposições no Brasil e na Europa, e sua arte foi destaque no livro “Artistas Brasileiros que você precisa conhecer”, publicado pela Zul Editora, em 2024. Seu estilo é o naïf contemporâneo.








