5ª EDIÇÃO DO “CONCURSO DE PIANO DE OEIRAS” ARRANCA A 23 DE JUNHO

474 views

Concurso de Piano de Oeiras cumpre a sua 5.ª edição consecutiva de 23 a 25 de junho de 2023, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, Oeiras. Este ano, o Concurso de Piano de Oeiras recebe a chancela do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República.

Nesta edição de 2023, o júri será presidido pelo Pianista Artur Pizarro, figura ímpar no piano em Portugal e uma referência a nível internacional. O pianista irá liderar um painel de concertistas portugueses e estrangeiros e contempla, também, referências da pedagogia nacional, originários de norte a sul do país.

O habitual Concerto de Abertura, no dia 23 de Junho, às 21h30, acontece no Auditório Municipal Ruy de Carvalho e é um momento emblemático a cada edição. Este ano, o artista convidado é o maior talento português da sua geração, Rodrigo Teixeira, 19 anos, que é, também, o mais jovem vencedor da categoria mais avançada (até 32 anos), da última edição. Um Concerto de Abertura dedicado a Sergei Rachmaninoff, em ano da celebração dos 150 anos do seu nascimento, Rodrigo Teixeira apresenta-se com a segunda sonata do compositor, encerrando com a grande sonata de Franz Liszt – duas obras icónicas, que representam marcos da literatura do instrumento e para a carreira de qualquer pianista internacional. O Concerto de Abertura será gravado pela RDP/Antena 2.

A 5ª Edição do Concurso de Piano de Oeiras contará com a apresentação nacional da segunda geração do piano de concerto Yamaha CFX, num evento promovida pela YAMAHA, no dia 23 de Junho, às 18h00.  Uma honra que acompanha o estatuto de único concurso em Portugal com o selo do maior construtor de pianos a nível mundial.

O evento é uma iniciativa da CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico e conta com o grande patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras. Nos últimos anos, estabeleceu-se como o maior concurso em Portugal, no que à cifra recorde de inscrições concerne, estabelecida na terceira edição. Com duas fases de inscrições, a primeira, encerrada a 30 de Abril último, contava já com 120 participantes inscritos oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Brasil, México, Rússia, China, Japão, entre outros. Face à tradicional elevada procura, a organização viu-se na necessidade de encerrar cinco das sete categorias da competição, antes do término oficial previsto, a 11 de Junho. Não obstante a sua essência enraizada no território nacional, tem vindo a chamar a atenção de participantes de vários continentes.

Na permanente missão de ser mais do que um concurso que se esgota em si mesmo, o Concurso de Piano de Oeiras continua a perseguir o sonho de criar momentos de palco, novas experiências e a merecida atenção dos talentos que, ao palco do Concurso de Piano de Oeiras, confiam o seu trabalho. Os mais altos galardoados contam com a oportunidade de se apresentar um pouco por todo o país ao integrar recitais no Festival Internacional de Piano do Algarve, Festival Internacional de Música de Mafra, a programação da Casa da Música do Porto ou o Festival Internacional dos Açores.

Concerto de abertura realiza-se dia 23 de junho, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. A entrada é grátis

Fonte: mpublicrelations.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar