Sonar

4ª edição do Sónar Lisboa

50 views

A próxima edição do Sónar Lisboa decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2025,  no Parque Eduardo VII, bem no coração da capital portuguesa. O festival assinala  o arranque da temporada de 2025 e vem robustecer a reputação de Lisboa enquanto  hub da música eletrónica vanguardista ao longo de um fim de semana inesquecível. 

  • Os primeiros nomes anunciados têm em grande destaque o techno clássico e os sons house, com o novo espetáculo ao vivo de Marcel Dettmann, My Own Shadow, os DJ sets de Anetha e Nina Kraviz, e das selectors undergroun ISAbella e BASHKKA b2b  Ogazón. Haverá ainda um novíssimo espetáculo audiovisual de Max Cooper. 
  • O festival contará ainda com artistas conhecidos por quebrarem fronteiras e cruzarem géneros, numa celebração da cultura clubbing contemporânea e do legado duradouro da rave. Os pioneiros alemães Modeselektor trarão consigo um dos seus ecléticos DJ  sets e Gabber Eleganza apresentará pela primeira vez em Portugal o seu The Hakke  Show. Destacam-se ainda a artista multidisciplinar Juliana Huxtable, a icónica DJ  francesa Jennifer Cardini, a estrela rave madrilena Héctor Oaks, a emergente DJ  brasileira Clementaum, a selector aclamada pela crítica JASSS e os estilismos bass  ultra-rápidos de NOIA e de Amor Satyr & Siu Mata
  • Estes são apenas os primeiros 15 nomes anunciados de um cartaz que incluirá muito mais artistas, dando visibilidade tanto aos coletivos e editoras locais, como às estrelas internacionais, aos nomes consagrados e a atuações ousadas e experimentais. O cartaz  completo e outros pormenores serão anunciados brevemente. 

o A quarta edição do Sónar Lisboa decorrerá ao longo de um fim de semana recheado  de espetáculos e DJ sets, nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2025. Um programa artístico  único onde se celebrará o presente e se explorará o futuro da música de dança, feito à  medida de um público de mente aberta e disposto a aventurar-se. 

o O Sónar Lisboa 2025 é dois festivais num só: o Sónar by Day (sábado, 12 de abril, e  domingo, 13 de abril) e o Sónar by Night (sexta-feira, 11 de abril, e sábado, 12 de  abril). Ambos terão lugar no oásis urbano e verdejante do Parque Eduardo VII, com  diferentes formatos adaptados a alinhamentos complementares. 

o O Sónar by Day conta com três palcos (dois ao ar livre e um fechado), oferecendo ao  seu público uma vasta gama de sonoridades e formatos que representam a realidade  da cena musical e cultural lisboeta e internacional em 2025 e não só, numa atmosfera  descontraída e celebratória. 

o O Sónar by Night oferece uma experiência clubbing completa num único palco,  permitindo ao público mergulhar num arrojado programa musical e audiovisual, com  DJ sets e espetáculos ao vivo a unir o presente e o futuro da cultura clubbing.

o Entre os primeiros nomes hoje anunciados temos My Own Shadow, um novo  espetáculo ao vivo de Marcel Dettmann, DJ residente no Berghain, o lendário clube  berlinense. Juntar-se-á a ele o techno refinado de Nina Kraviz e a emergente titã  techno francesa Anetha. Também contaremos com o artista Max Cooper, que nos  trará o seu novíssimo espetáculo conceptual audiovisual, e com duas masterclasses de  house e de techno, dadas por ISAbella e BASHKKA b2b Ogazón. 

Este primeiro anúncio também conta com artistas conhecidos por quebrar barreiras,  circulando livremente entre géneros e incorporando o espírito rave  

contemporâneo. A dupla de DJs Modeselektor, raramente vista em Portugal, trará as  suas referências ecléticas e o seu talento singular, enquanto o The Hakke Show, de  Gabber Eleganza, prestará tributo às culturas hardcore e pós-rave, dando destaque aos  dançarinos Hakke, que tornaram única a cena gabber neerlandesa. Este anúncio é  ainda complementado com os DJ sets da artista multidisciplinar Juliana Huxtable, bem  como com a ícone e pioneira do clubbing francês Jennifer Cardini, o amigo de longa  data do festival Héctor Oaks, as estrelas em ascensão Clementaum e NOIA, a sempre  imprevisível JASSS e os beats rapidíssimos de Amor Satyr & Siu Mata

o Numa cidade conhecida por ser uma referência europeia da música eletrónica, o Sónar  promete um fim de semana inesquecível onde o nosso público poderá dançar  enquanto descobre novos artistas, sonoridades underground oriundas de pequenas  comunidades locais, e espetáculos internacionais, numa conjunção que só  encontramos no Sónar – e tudo numa atmosfera acolhedora e aberta, em que a  experiência do festival assenta na curiosidade do público. 

o Pelo terceiro ano seguido, o festival decorrerá no coração da cidade, no histórico  Parque Eduardo VII, facilmente acessível através de transportes públicos. No centro do  parque fica o Pavilhão Carlos Lopes, um edifício concebido há um século para ser o  Pavilhão das Indústrias Portuguesas na Exposição Internacional do Rio de Janeiro e que  seria depois reconstruído em Lisboa, transformando-se num dos mais icónicos e  reconhecíveis recintos da cidade e fazendo parte da sua herança cultural. 

o O Sónar Lisboa dará início à temporada Sónar de 2025, que depois levará o melhor da  música eletrónica ao Sónar Istanbul nos dias 9 e 10 de maio, para celebrar o seu 9º  aniversário na cidade turca, antes da 32ª edição do Sónar em Barcelona, nos dias 12,  13 e 14 de junho. 

o Para mais informações e para aceder à bilheteira, visite sonarlisboa.pt e sonar.es

As sonoridades clássicas do clubbing estarão no centro das atenções no Sónar Lisboa 2025 

Entre os primeiros nomes anunciados está Marcel Dettmann, DJ residente no Berghain, o  icónico clube berlinense, que apresentará o seu novo espetáculo ao vivo, que vem sublinhar o  seu conhecimento de techno industrial.

O alinhamento de atuações ao vivo continua com o aclamado artista audiovisual britânico Max  Cooper, que apresentará um novo espetáculo, com mais pormenores a serem anunciados em  breve. 

Em estreia no Sónar Lisboa depois de ter atuado no Sónar 2024 estará Anetha, que se  consolidou como figura central no techno e no movimento rave contemporâneo. Contaremos  ainda com Nina Kraviz, conhecida por levar a sua mistura única de techno psicadélico e de  trance goês às pistas de dança de todo o mundo. 

A música house estará igualmente bem servida no Sónar Lisboa, com o Pavilhão a  acolher ISAbella, cofundadora da festa e editora Maricxs. A DJ tem desempenhado um papel  fundamental na criação de espaços seguros para a comunidade LGBTIQ+ de Barcelona, sendo  conhecida pelas suas seleções enérgicas e eufóricas de clássicos dos anos 90 de house, techno  e trance. Além de ISAbella, contaremos ainda com uma atuação em back-to-back  de BASHKKA e Ogazón, que juntarão pela primeira vez as suas extensas coleções de música  house. Uma noite vibrante e diversificada aguarda-nos. 

Quebrar fronteiras entre géneros a caminho da rave em 2025 

Dois nomes fortes do cartaz são a dupla alemã Modeselektor, fundadora da editora de culto  Monkeytown Records e dois terços do grupo Moderat, que se preparam para trazer mais um  dos seus DJ sets ecléticos e imprevisíveis para o festival. 

O Sónar Lisboa 2025 apresentará The Hakke Show, do artista italiano Gabber Eleganza, que  esteve em destaque no Sónar 2024 de Barcelona, em junho. O espetáculo presta tributo à  cultura hardcore e pós-rave, dando especial atenção aos dançarinos Hakke, um aspeto central  da cena gabber neerlandesa. 

O cartaz conta ainda com Jennifer Cardini, uma selector que encara a pista de dança como um  lugar de mudança e que promove as sonoridades dark Italo e EBM enquanto diretora das  editoras Correspondant e Dischi Autunno. 

O festival terá também muito a oferecer aos adeptos de sonoridades experimentais, intensas e  de alta velocidade. O pioneiro do techno underground Héctor Oaks trará a Lisboa o seu estilo  intenso e acelerado, enquanto Amor Satyr & Siu Mata irão presentear-nos com um dos seus  sets iconoclastas que vão dos breaks à techno tribal, passando pelo que designam de “speed  dembow”. 

Este alinhamento de sessões ecléticas é concluído com a mistura de techno clássico e faixas  rave de Juliana Huxtable, a selector de espírito punk JASSS, Clementaum, a representar o novo  som clubbing latino, e a DJ revelação portuguesa NOIA, conhecida pela sua fusão de jungle,  hardcore e dubstep. 

Estes são apenas os 15 primeiros nomes anunciados num cartaz que incluirá muito mais  artistas, dando visibilidade tanto aos coletivos e editoras locais, como às estrelas  internacionais, aos nomes consagrados e a atuações ousadas e experimentais. 

O cartaz completo bem como todos os pormenores serão anunciados brevemente.

Bilhetes e Mais Informações 

Os Full Festival Passes, tanto standard como VIP, já estão disponíveis em sonarlisboa.pt, dando  acesso a ambas as noites do Sónar by Night (sexta-feira e sábado) e a ambos os dias do Sónar  by Day (sábado e domingo). 

Com esta quarta edição, o Sónar reforça a sua relação próxima com Lisboa, com a sua vibrante  cena musical e a sua influente e próspera comunidade cultural. Após esta aventura portuguesa,  o Sónar regressará à Turquia, para celebrar a 9ª edição do Sónar Istanbul, nos dias 9 e 10 de  maio. Até hoje, o Sónar já organizou mais de 100 festivais em 35 cidades espalhadas pelo  mundo. 

O Sónar 2025 terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de junho em Barcelona. Os bilhetes e mais  informações estão já disponíveis em sonar.es

SÓNAR LISBOA 2025 – Anúncio do alinhamento inicial 

Amor Satyr & Siu Mata (FR) | Anetha (FR) | BASHKKA b2b Ogazón (TR/ES) | Clementaum (BR)  | Gabber Eleganza presents ‘The Hakke Show’ (IT) | Héctor Oaks (ES) | ISAbella (CO/ES)  | JASSS (ES) | Jennifer Cardini (FR) | Juliana Huxtable (US) | Marcel Dettmann presents ‘My  Own Shadow’ live (DE) | Max Cooper live (UK) | Modeselektor DJ set (DE) | Nina Kraviz (RU)  | NOIA (PT) 

Instituições e Patrocinadores 

O Sónar Lisboa 2025 é uma iniciativa conjunta da Advanced Music e da Pixel Harmony,  patrocinada pela Heineken, pela JAMESON e pelo ME by Meliá, com o apoio da Câmara  Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa. O parceiro de bilheteira do festival é a DICE.  A Antena 3 é a Rádio Oficial Portuguesa do festival. 

 

Sobre o Sónar 

O Sónar é um festival pioneiro que tem vindo a promover a música eletrónica e a cultura  digital desde a sua primeira edição, em 1994. Todos os anos, em junho, o nosso público acorre  a Barcelona para o Sónar, atraído pela programação vanguardista do festival, bem como pelo 

seu formato inovador e atmosfera única. Ano após ano, o Sónar junta artistas emergentes e  projeta novas tendências para a música e não só. 

Além de apresentar os artistas mais influentes de todo o mundo, o Sónar serve também de  campo de teste para novos projetos, colaborações e criações que constroem pontes entre a  música, a performance e a tecnologia. Desde 2013, grande parte destes conteúdos estão sob a  alçada do Sónar+D; um programa ‘anti-disciplinar’ de performances, instalações e conferências  que decorrem no âmbito do Sónar by Day e onde se explora a forma como as tecnologias  emergentes e a criatividade digital estão a moldar o mundo. 

Depois de três décadas e mais de 100 edições em todo o mundo, o Sónar continua a redefinir o  que um festival pode ser, removendo barreiras e gerando ligações entre públicos, géneros e  disciplinas criativas. 

Sobre o Sónar Lisboa 

Desde a sua primeira edição em 2022, o Sónar Lisboa tem servido de ponto de encontro para  as diferentes comunidades culturais e de música eletrónica da cidade, dando todos os anos  novos passos rumo à missão de dar o melhor de Lisboa ao mundo e vice-versa. Por juntar  espetáculos locais e internacionais num oásis verdejante no centro da cidade, este festival de  vários dias atrai públicos diversos e de mente aberta a uma celebração do que há de melhor na  cultura e na música eletrónica. 

Sónar no mundo 

Ao longo de três décadas, o Sónar já realizou mais de 100 festivais em 35 cidades e 23 países,  espalhados por quatro continentes. 

Londres (2002-2005/2009-2011) / Neuchatel (2002) / Hamburgo (2002-2006) / Tóquio (2002,  2004, 2006, 2006, 2011-2013) / Roma (2003) / São Paulo (2004, 2012 e 2015) / Lyon (2004) /  Guadalajara (2004) / Buenos Aires (2006, 2015-2018) / Seul (2006) / Frankfurt (2007) /  Washington (2009) / Nova Iorque (2009) / Corunha (2010-2011) / Chicago (2010 e 2012) /  Cidade do Cabo (2012 e 2014) / Toronto (2012) / Denver (2012) / Oakland (2012) / Boston  (2012) / Montreal (2012) / Los Angeles (2012) / Osaka (2013) / Joanesburgo (2014) /  Reiquiavique (2013-2018) / Copenhaga (2015) / Estocolmo (2014-2016) / Santiago do Chile  (2015) / Bogotá (2015-2018) / Hong Kong (2017-2019) / Cidade do México (2018 e 2019) /  Atenas (2019) / Istambul (2017-2025) / Lisboa (2022-2025). 

 

Fonte: Nani Santoro

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar