16 figuras públicas deixam-se fotografar “Na Pele Dela”

78 views

Projeto fotográfico reúne rostos masculinos que posam em cenários associados à mulher e estará em exposição no Todos Playground a partir de 12 de setembro

“Na Pele Dela” é um projeto fotográfico que surge num momento em que a problemática da igualdade de género tem adquirido cada vez mais relevância no espaço público e procura contestar o papel tradicional da mulher na sociedade, assumindo uma postura ativa na transformação de mentalidades e atitudes enraizadas. A inauguração da exposição está marcada para dia 12 de setembro, pelas 18h, no Todos Playground, em Marvila.

São 16 as figuras públicas que se despiram de preconceitos, se associaram a este projeto e ousaram reverter os papéis, deixando-se fotografar na pele de uma ela, em contextos ditos femininos – executando lides domésticas, fazendo a depilação e a manicure ou aplicando maquilhagem. Entre os fotografados estão Albano Jerónimo, Carlão, Hélio Morais (Linda Martini), Igor Ribeiro (Ghetthoven), Jhon Douglas, Julião Sarmento, Leonaldo de Almeida, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Tomás Wallenstein (Capitão Fausto).

“Na Pele Dela” é o projeto fotográfico de estreia de Maria Lopes, produtora, programadora e DJ, apaixonada pelo mundo das artes, e Mário César, que desde que terminou os seus estudos, mergulhou no mundo da publicidade, marketing e fotografia. “Começámos a desenvolver a ideia que acabou por se corporizar no conceito de Na Pele Dela há cerca de cinco meses. Trata-se de um projeto independente, paralelo às nossas atividades profissionais e no qual nos aventurámos a nível pessoal”, adiantam. “Acreditamos que não há comportamentos exclusivamente femininos e queremos desconstruir a dicotomia redutora e simplificada que continua a ser perpetuada na nossa sociedade em pleno século XXI. Na Pele Dela pretende ser uma ode à igualdade na individualidade”, sublinham.

Para Albano Jerónimo, a filha é a principal motivação: “Tenho uma filha e lutarei sempre por um amanhã mais justo com direitos e liberdades comuns”. Hélio Morais defende que: “Quase todxs fomos educadxs de acordo com um guião com papéis muito bem definidos. Não será uma fotografia, por si só, a mudar uma mentalidade enraizada cultural e socialmente e que vem passando de geração em geração. Mas, quando nos deparamos com uma temática tão transversal e profunda como a igualdade de género, na verdade, tudo é um contributo válido para que as mentalidades possam mudar, seja uma fotografia, uma tertúlia, um debate na rádio, uma fanzine ou uma conversa de café. A divisão de tarefas ainda não é justa, é um desafio diário”.

O projeto é apoiado pela ILGA Portugal, associação que luta pela igualdade e contra a discriminação em função da identidade de género, da orientação sexual ou de outras

características sexuais, para a qual reverterão os lucros da venda das obras fotográficas; pela Solid Dogma, que desenvolveu a identidade gráfica; pela Urban Decay, que forneceu a maquilhagem e uma equipa de maquilhadores para as sessões; pela Plateia, que prestará suporte logístico de iluminação e som na exposição; pela Gamut, que fará a impressão fine art e o acabamento das peças, com o patrocínio da Gatilho; e pela cerveja artesanal Trindade, que estará presente na inauguração com oferta de produto.

As fotografias estarão em exposição de 12 a 13 e de 19 a 22 de setembro, levando os espetadores a questionar as representações de género que têm sido estereotipadas ao longo da história, assim como as construções sociais que lhes estão subjacentes.

Pode acompanhar o projeto “Na Pele Dela” através das páginas de Instagram Facebook.

Sobre “Na Pele Dela”

“Na Pele Dela” é um projeto fotográfico de Maria Lopes e Mário César, ambos apaixonados pelo poder da componente narrativa das imagens, que retrata 16 figuras públicas, todos homens, em cenários tipicamente associados às mulheres, pretendendo contribuir para o debate em torno da igualdade de género. Maria Lopes é DJ, tendo sido responsável pela produção e programação de espaços como o Gare ou o Rive Rouge. Colabora, atualmente, com o Anjos70 e integra ainda os Cumbadélica, projeto de música étnica na pista de dança, em parceria com Igor Ribeiro.

Mário César é Marketing Manager da EatTasty, uma plataforma online de confeção e entrega de almoços no local de trabalho, desenvolvendo as suas próprias produções fotográficas em paralelo.

 

“Na Pele Dela” estará em exposição no armazém Todos Playground (R. Pereira Henriques no1, 1950-242 Lisboa) de 12 a 13 e de 19 a 22 de setembro.

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar