XVIII ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS COM CENTRO HISTÓRICO

103 views

“Turismo e Centros Históricos” é o tema em destaque no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, organizado pela Associação Portuguesa dosMunicípios com Centro Histórico e a Câmara Municipal de Almada, entre 10 e 12 de novembro no Auditório Fernando-Lopes Graça.
As inscrições para apresentação de comunicações durante o encontro decorrem até 14 de outubro, enquanto que as inscrições para participantes estão abertas até 10 de novembro.

Este encontro pretende refletir sobre o turismo e as suas implicações nos centros históricos, quer como fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Ao longo de três dias, vão ser debatidas as várias realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios, e as estratégias e os instrumentos para lhes fazer face, assim como a compatibilização entre as necessidades de revitalização e modernização das áreas centrais, a salvaguarda dos seus valores identitários, patrimoniais e tecido social, bem como o papel do turismo sustentável.

Entre os temas, haverá ainda espaço para a compatibilização entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, ou os instrumentos de financiamento e legislativos.

Além dos vários painéis de debate, os participantes vão fazer uma visita guiada aos centros históricos de Cacilhas, Porto Brandão e Trafaria, a partir de um cruzeiro no Tejo.

Durante o encontro será ainda entregue o Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2022, a título póstumo, a José Saramago, o qual será recebido por Pilar del Río, sua mulher e presidente da Fundação José Saramago.

Fonte CM Almada

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar