WINE & TRAVEL WEEK ESTÁ DE REGRESSO: dos 20 anos do evento Essência do Vinho, ao Coliseu e ao roteiro “Gosto do Porto”

442 views

De 18 a 25 de fevereiro, enoturismo, vinho e gastronomia prometem uma semana de grandes experiências

O Porto prepara-se para receber mais uma intensa semana, em que o turismo associado ao vinho e à gastronomia merecerá holofotes. A segunda edição da Wine & Travel Week (WTW) coincide com os 20 anos do evento Essência do Vinho – Porto e a cidade ficará particularmente tentadora do ponto de vista cultural e gastronómico na sequência de iniciativas paralelas integradas na programação oficial da WTW.

O enoturismo é o link da WTW, um encontro que agrega profissionais de todo o mundo. Nesta segunda edição, uma importante comitiva de mais de 100 compradores e jornalistas especializados em enoturismo, irá contactar diretamente com uma rede de mais de 100 operadores, regiões de turismo e organizações, a que acrescem membros das capitais dos grandes vinhedos do mundo, a Great Wine Capitals (GWC). África do Sul, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Nigéria, Portugal são alguns dos países representados.

“O enoturismo continua a ser uma área de negócio em franco crescimento. A retoma deste segmento da indústria mundial do turismo é notória no pós-Covid. À escala global, estima-se que em 2023 a indústria global tenha movimentado o equivalente a 78 mil milhões de euros, sendo que os estudos projetam 268,4 mil milhões de euros em 2033. WTW é um evento profissional que assume a ambição de tornar-se a referência na Europa. Os importantes apoios do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto transmitem-nos essa confiança e essa responsabilidade, os três prémios internacionais alcançados na edição de estreia reforçam o projeto. Estamos, em simultâneo, a trazer ao nosso país um significativo número de compradores e jornalistas, de um total de 26 nacionalidades, que terão um contacto privilegiado com a oferta enoturística que hoje conseguimos proporcionar”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência Company, que organiza a WTW.

A receção dos participantes acontece no dia 18 de fevereiro, no World of Wine. As reuniões profissionais B2B decorrerão no Museu Nacional Soares dos Reis, durante os dias 19 e 20 de fevereiro, local que simultaneamente proporcionará uma imersão em expressões artísticas.

No dia 19, no Palacete Silva Monteiro, a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o almoço terá assinatura do chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, que nos últimos tempos tem reavivado com sucesso a tradição da cozinha popular em potes de ferro. Mais adiante, à noite, na Casa da Música, a gala “Best of Wine Tourism” da GWC, da qual a cidade do Porto é única representante portuguesa, distinguirá os vencedores do nosso país nas diferentes categorias destes conceituados prémios internacionais de enoturismo.

No dia 20, o almoço, no Museu Soares dos Reis, tem autoria do chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá – Paço da Boa Nova).

Importa sublinhar que, pela primeira vez, WTW terá uma região convidada: Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”. O palco será o Coliseu do Porto, ao final da tarde de 20 de fevereiro.

Trata-se de uma produção vanguardista que une moda, dança, música e artes cénicas, proporcionando ao espetador uma experiência sensorial e transversal ao combinar diversas disciplinas artísticas. O espetáculo gira em torno da lã de ovelha Merina, destacando a matéria-prima, a tradição e a criação artística. Visa associar Castela e Leão a uma atividade que realça a excelência, oferecendo um valor único e diferencial. O espetáculo tem as participações de Caterina e Paul García Oteyza (premiados criadores de moda); do coreógrafo  António Najarro (também bailarino e diretor de dança); Tagore González, artista multidisciplinar, responsável pela música;  e do Priamo Studio, especializado em design de projetos cénicos, que assume a cenografia.

Com a duração de 80 minutos, “Merina: o ouro espanhol. Oteiza” está segmentado por quatro atos: “O Nascimento”, “O Traço”, “A Obra Viva”, e “Alta Vanguarda”. No palco do Coliseu portuense, oito bailarinos interpretação a narrativa do processo da lã Merina, desde a origem à transformação enquanto peça de moda. Os trajes dos bailarinos, feitos com lã Merina, são exibidos através de coreografias criadas para se moverem ao ritmo de uma música original, proporcionando um espetáculo único.

Na noite da estreia mundial deste espetáculo, Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar e festa (com atuação dos espanhóis Siloé) reservado aos participantes e a convidados do WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

A comitiva internacional de compradores e jornalistas estará, de 21 a 23 de fevereiro, a participar num conjunto de visitas pelas diferentes Regiões de Turismo portuguesas, arquipélagos incluídos, oportunidade extra de contacto com projetos diferenciadores na área do enoturismo.

Gosto do Porto

Para celebrar Portugal e os vinhos portugueses, os produtores e os enólogos, o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, a WTW leva a efeito o projeto Gosto do Porto.

“Ao todo, 50 restaurantes, lojas e bares que oferecem boa comida, uma carta de vinhos eclética e que proporcionam a tão autêntica hospitalidade nortenha. Da mesa mais tradicional aos estrelas Michelin, a ideia é promover os produtos da região, a restauração portuense e os wine bars, aproveitando o pretexto de o Porto ser nesses dias uma espécie de capital europeia do enoturismo, do vinho e da gastronomia”, explica Nuno Guedes Vaz Pires.

A listagem de aderentes será em breve publicada e todas as reservas deverão ser diretamente realizadas nos restaurantes. Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Eles, os 20 anos, aí estão!

“Parece ter sido ontem, mas tudo começou em 2004. O evento que revolucionou a forma de apresentar e comunicar os vinhos portugueses ao público está a celebrar 20 anos e a ultimar uma das melhores programações de sempre, que será detalhada nos próximos dias e apresentará um conjunto memorável de momentos – TOP 10 Vinhos Portugueses por um painel internacional de jurados; The Room Experience, a rara oportunidade de provar os vinhos mais exclusivos de 20 das grandes famílias mundiais do vinho; provas comentadas, harmonizações e masterclasses; 4.000 vinhos de mais de 400 produtores”, refere Nuno Guedes Vaz Pires.

Enquanto isso, Essência do Vinho – Porto revela a imagem desta 20ª edição, que igualmente serve de base à segunda edição da WTW e do Gosto do Porto.

Embaixadores da Hasselblad e distinguidos pela “Forbes 30 under 30”, Anna Devís e Daniel Rueda são dois criativos espanhóis, ambos nascidos em 1990 e formados em Arquitetura. O dueto criativo, que se conheceu em Valência, parte de arquitetura para contar histórias através de imagens divertidas e surpreendentes, afastando-se da fotografia convencional. O estilo peculiar tornou-se já inconfundível e é caracterizado pelo sentido visual de humor, criatividade e precisão. A estética, delicada e contemporânea, é inspirada no contexto urbano, na geometria e no minimalismo.

Ao combinar os conhecimentos espacial e artístico, principalmente baseados em formas simples e padrões audaciosos, conseguiram estabelecer narrativas magnéticas entre a natureza das relações humanas e o encantamento pelo ambiente urbano.

Para além de algum processamento básico de imagem, Anna e Daniel criam estas cenas surreais sem recorrer a software de edição de fotos. Pelo contrário, configuram cuidadosamente a cena na vida real utilizando todo o tipo de objetos do quotidiano, locais inesperados e muita luz natural.

A imagem do Essência do Vinho – Porto combina a temática do vinho com a do enoturismo, visualmente acentuada pelos diferentes formatos de garrafas e de malas de viagem. Conhecerá uma miríade de desdobramentos, através de peças de comunicação físicas e adaptadas ao online.

Wine & Travel Week, incluindo Essência do Vinho – Porto e o projeto Gosto do Porto, é uma organização Essência Company.

WINE & TRAVEL WEEK

18 a 25 de fevereiro de 2024

Cidade do Porto

www.winetravelweek.com

ESPETÁCULO “MERINA: O OURO ESPANHOL. OTEIZA”

21 de fevereiro de 2024

Coliseu do Porto

www.winetravelweek.com

ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO | EDIÇÃO 20 ANOS

22 a 25 de fevereiro de 2024

Palácio da Bolsa – Porto – Portugal

www.essenciadovinho.com

GOSTO do Porto | TASTE of Oporto

18 a 25 de fevereiro de 2024

Roteiro cidade do Porto

www.winetravelweek.com

BILHETEIRA ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO

https://www.last2ticket.com/pt/embed/p/205710

 

NOTA: Os ingressos adquiridos para o Essência do Vinho – Porto 2024 beneficiarão da oferta de 1 convite para o espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”, no Coliseu do Porto.

Campanha especial sujeita a número limitado de lugares.

 

 

 

 

Fonte: cunhavaz.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar