Wine in Azores

492 views

De 4 a 6 de novembro há mais de mil vinhos para provar em São Miguel!

 

Os melhores vinhos de Portugal estão reunidos em São Miguel para aquele que é o maior evento empresarial nas ilhas portuguesas. De 4 a 6 de novembro as portas do Parque de Exposições, na Ribeira Grande, estão abertas para receber mais de 20 mil pessoas, entre profissionais e apaixonados pelas coisas boas da vida, como o vinho e a comida, até porque para além de mais de 1000 vinhos em prova, está garantida a presença de grandes chefs de cozinha, que vão fazer as delícias de todos com as degustações. Há ainda dois concursos que vão premiar os melhores vinhos, em qualidade (Best Wine in Azores) e em imagem (Design Awards), organizados pelo grupo Cegos por Provas e pela revista Paixão pelo Vinho, respetivamente. A música e animação não vão faltar no final de cada uma das 3 noites do evento.

­­

Portugal está em grande destaque na edição Wine in Azores 2022. Vinhos de todas as regiões, incluindo das ilhas, com destaque para os vinhos açorianos, estão presentes e a prova é gratuita. São três dias intensos, de 4 a 6 de novembro, onde não vão faltar propostas que elevam os sentidos: vinhos e bebidas, gastronomia e sabores autóctones, show cookings e degustações, concursos e atividades paralelas. A ilha de São Miguel enche-se de aromas, cores e sabores, celebrando da melhor forma a retoma da normalidade: com um gigantesco brinde!

No dia 4, esta sexta-feira, o evento abre ao público às 18h00, sendo as horas anteriores destinadas a profissionais da restauração e hotelaria, as provas terminam às 22h00. Nos dias 5 e 6 de novembro as portas abrem às 15h00 com as provas a decorrer até às 21h00, após essa hora a zona da restauração e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h com show cooking e música. Os bilhetes estão disponíveis na BOL (https://www.bol.pt/) e podem ser adquiridos à entrada do evento.

A gastronomia vai ter um brilho especial, pois estará representada por um belíssimo cartaz de cozinheiros: António Carvalho (Brasão – Felgueiras), António Loureiro (A Cozinha – Guimarães), António Vieira (Wish – Porto), Cláudio Pontes (São Miguel), Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Viseu), José Júlio Vintém (Tombalobos – Portalegre), Paulo Mota (Saca-Rolhas – Ponta Delgada) e Renato Cunha (Ferrugem – Vila Nova de Famalicão) prometem fazer as delícias de todos, ensinando a preparar receitas partilhando degustações. “A gastronomia e os vinhos andam de mão dada, pelo que para nós é sempre muito importante ter bons chefs no Wine in Azores. Ter chefs com Estrela Michelin como o Chef António Loureiro ou o Chef Diogo Rocha, que ano após ano fazem questão de marcar presença no nosso evento, de trabalhar com produtos açorianos, enche-nos de orgulho e motiva-nos para querermos sempre mais e melhor” refere Joaquim Coutinho Costa, da Gorgeous Azores, promotora do evento.

Oito chefes portugueses juntos a fazer cozinha de fogo

Os oito chefs que compõem o cartaz vão levar a cabo uma iniciativa solidária. Juntos vão cozinhar ao ar livre, com fogo de chão e caldeirões de ferro. Esta é a grande novidade deste Wine in Azores. Será “um exercício gastronómico informal, interativo e de partilha, em que os chefes cozinham juntos, mostrando a sua versatilidade gastronómica, com pratos de conforto e que fazem parte do imaginário rural, resultando em iguarias de aspeto popular e sabor absolutamente sofisticado”, destaca o chef Renato Cunha. Os trabalhos de confeção começam ao início da tarde, junto à entrada do Parque de Exposições da Ilha de São Miguel, na Ribeira Grande, e a degustação tem hora marcada entre as 19h00 e as 24h00. Serão servidas pequenas doses, a 6€ cada, sendo que 1€ irá reverter para uma associação humanitária de São Miguel. O vinho não poderá faltar! Por isso existem vários bares de apoio no local com vinhos e outras bebidas.

Wine in Azores Design Awards – Paixão Pelo Vinho

A revista Paixão Pelo Vinho está associada ao evento desde a primeira edição e promove o concurso Wine in Azores Design Awards. Todos os vinhos presentes no evento estão automaticamente em avaliação pelo painel de jurados reunido pela revista e presidido pela sua diretora, Maria Helena Duarte, que salienta: “A imagem é o primeiro convite à prova de um vinho. Um bom rótulo aliado à qualidade é uma garantia de sucesso da marca”. Após avaliada a imagem de mais de 1000 referências, serão atribuídos o 1º prémio “Best Design”, 2º e 3º prémios e duas Menções Honrosas. Esta será a terceira edição e conta com uma parceria de luxo, já que os prémios foram criados pela Coutale Portugal – Acessórios para Vinhos. Os grandes vencedores serão divulgados no domingo, dia 6 de novembro.

Concurso Best Wine in Azores – Cegos por Provas

O grupo Cegos por Provas que, tal como em 2019, irá promover um concurso que premiará os melhores vinhos presentes no Wine in Azores 2022 – Best Wine in Azores. Sábado, dia 5, revelar-se-ão os resultados das cinco categorias em concurso: “Melhor Espumante”; “Melhor Branco” (premeia os 3 melhores); “Melhor Rosé”; “Melhor Tinto” (premeia o 3 melhores); “Melhor Fortificado/Naturalmente Doce”. O júri, composto por escanções, enólogos, produtores e provadores convidados, será dividido por 3 mesas de prova (cada mesa provando ⅓ dos vinhos a concurso), com presidente de mesa e pelo menos um vinho repetido em cada mesa (para se aferir da justeza e calibração dos provadores). Os 5 melhores brancos e tintos e os 3 melhores espumantes, rosés e fortificados serão sujeitos a uma finalíssima e provados por todos os membros do júri.

Música e animação

Merece também destaque a aposta na animação musical após o período de provas. Na sexta-feira o palco Wine in Azores é da banda Oceanus; no sábado será a vez da banda sensação da ilha Terceira, os UZOHMS, seguindo-se os Acoustics para encerrar a noite. No último dia do certame será Manuel Moniz o responsável

pela animação musical. “Achámos que este ano era importante fomentarmos também este intercâmbio musical, chamemos-lhe assim, entre a Terceira e S. Miguel. Os UZOHMS são um projeto de grande sucesso na ilha Terceira e que temos a certeza conquistará os micaelenses. É mais uma forma de complementarmos esta aposta da Gorgeous na realização de eventos como o Wine in Terceira e o Wine in Azores” assegura Joaquim Coutinho Costa.

 

Fonte: Purple Media

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar