Artigo

Willem de Rooij apresenta Hut Hut, a sua primeira exposição individual em Portugal – a partir de 21 de Fevereiro, no espaço Lumiar Cité

O espaço Lumiar Cité apresenta Hut Hut, a primeira exposição individual em Portugal de Willem de Rooij (Países Baixos, 1969), com inauguração a 21 de fevereiro. A exposição, que inclui uma instalação concebida especificamente para o espaço expositivo e duas obras produzidas no início da década de 1990 e raramente exibidas, resulta da investigação desenvolvida pelo artista durante a sua participação no Programa Internacional de Residências da Maumaus.

Na exposição, de Rooij dá continuidade ao seu interesse por sistemas de exibição, práticas museológicas e políticas da representação, neste caso partindo do estudo detalhado de dois abrigos de pastores, um das coleções do Museu Nacional de Etnologia e outro do Museo del Pastor, em Villaralto (Espanha). A sua prática aborda criticamente as histórias da arte global, a antropologia visual e a etnografia, relacionando objetos e considerando a relação entre contextos institucionais e formas de mediação contemporâneas.

Devido à fragilidade dos abrigos, impossibilitados de serem removidos dos seus locais de conservação, o artista opta por um formato de “empréstimos digitais”, apresentando-os no espaço Lumiar Cité através de transmissões em direto a partir dos dois museus. Utilizando câmaras de segurança, Willem de Rooij estabelece um diálogo em tempo real entre os objetos e os seus contextos museológicos, a arquitetura modernista do espaço expositivo e o ambiente urbano da Alta de Lisboa, onde a galeria está localizada. Este dispositivo traça paralelos entre as noções contemporâneas de vigilância e de proteção – a última como função original destas estruturas vernaculares –, aprofundando as tensões entre planeamento urbano, mobilidade, construção artesanal e institucionalização da memória cultural.

Willem de Rooij vive e trabalha em Berlim. O seu trabalho desenvolve-se através de múltiplos meios, incluindo filme, fotografia, escultura, texto e instalação, explorando processos de produção, contextualização e interpretação de imagens e objetos. Representou os Países Baixos na Bienal de Veneza de 2005, juntamente com Jeroen de Rijke. Entre as suas exposições individuais destacam-se apresentações no Centraal Museum (Utrecht, 2025), Akademie der bildenden Künste (Viena, 2023), Portikus (Frankfurt, 2021), IMA Brisbane (2017), MMK Museum für Moderne Kunst (Frankfurt/Main, 2016) e Le Consortium (Dijon, 2015). Participou igualmente em exposições coletivas em instituições e bienais, como o Museum of Contemporary Art (Busan), Hammer Museum (Los Angeles), 17ª. Jakarta Biennale e 10ª. Shanghai Biennale.

(c) Benjamim Pereira, Gouveia, Lagarinhos; A Choupana móvel do pastor, 1978,
coleção do Museu Nacional de Etnologia, Museus e Monumentos de Portugal,
E.P.E / Arquivo de Documentação Fotográfica

Willem de Rooij
Hut Hut
21.02.2026 – 17.05.2026

 

Fonte: wakeup.com.pt

113 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar