Vita Prima – Santo António em Portugal

288 views

Esta exposição é uma viagem pela vida de Santo António enquanto jovem. É também uma proposta para entender como o santo e os valores a si associados, sacros e profanos, se tornaram pilares identitários de Lisboa.

António teve duas vidas: antes e depois de aderir à Ordem dos Frades Menores. Em Itália e em França, é mais conhecido como pregador e primeiro professor desta Ordem. Mas, em Portugal, conservou-se a memória da sua infância e juventude, nos locais por onde passou e numa abundante tradição oral.

A vida de Fernando de Bulhões conta-se pelos locais portugueses onde se formou. Colheu os primeiros ensinamentos na Sé de Lisboa, tornou-se monge no Mosteiro de São Vicente de Fora e adquiriu mais sólida formação no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A morte dos cinco Mártires de Marrocos tê-lo-á feito abraçar a causa mendicante. Adotou o nome António e partiu no outono de 1220 para evangelizar em Marrocos.

Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)

artes
23 junho a 31 dezembro 2023
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar