Vista Alegre assinala os 200 anos de Independência do Brasil

115 views

“O Grito do Ipiranga” conta a história de D. Pedro e da Independência do país irmão.

No ano em que se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil, a Vista Alegre assinala esta efeméride com uma bandeja, com elementos decorativos a ouro, onde a imagem imponente de D. Pedro assume o papel principal.

A 7 de setembro de 1822, D. Pedro, então príncipe regente do Brasil, terá proferido o famoso “Grito do Ipiranga”, declarando a independência do país, até então sob domínio português.

 

Consagrada pela tradição, esta declaração do monarca terá ocorrido junto ao rio Ipiranga, no centro da atual cidade de São Paulo. Por essa razão, esta data é celebrada oficialmente no Brasil como “Dia da Independência”.

 

A bandeja O Grito do Ipiranga retrata esse momento simbólico, associado à autodeterminação nacional, tendo como fundo um mapa antigo do país, com a cercadura e a reserva em backstamp inspiradas nos pratos pintados por mestre Gustavo Fortier, figura chave da Manufatura da Vista Alegre, para D. Pedro II, do Brasil.

 

O Grito do Ipiranga é uma Edição Especial comemorativa, limitada a 200 exemplares, com o valor de 400 euros.

 

Sobre a Vista Alegre

Fundada em 1824, a Vista Alegre detém uma herança cultural e artística sem paralelo, guiada pela liberdade criativa e pelo espírito inovador. A excecional qualidade de fabrico, apoiada numa perícia manual única consolidada ao longo de gerações de artesãos, e a colaboração com os mais prestigiados e inventivos criadores contemporâneos fazem da marca uma referência mundial. Ao desenvolver as suas coleções de mesa, decoração e lifestyle, a Vista Alegre cruza múltiplas artes, dando origem a peças singulares e intemporais, reconhecidas a nível internacional pela excelência do seu design.

Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira.

Em 2021, a Vista Alegre recebeu 19 prémios, dos quais se destacam os German Design Awards, os EPDA – European Design Awards, os IDA (International Design Awards), de Los Angeles, Estados Unidos. A salientar ainda o Costumer’s Friend – prémio que reconhece a experiência de compra que galardoou a Vista Alegre com a distinção Winner, na categoria Superior Excellence

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional. Saiba mais: www.vistaalegre.com

 

Fonte; Grupo Visabeira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar