São já 23 Master of Port espalhados pelo mundo e a edição de 2024 está prestes a conhecer novos palcos. Portugal, Benelux e Escandinávia recebem, pela primeira vez, esta competição, que arranca a 16 de setembro, seguindo, assim, “uma linha de valorização e expansão do vinho do Porto”. O objetivo é distinguir os melhores sommeliers – profissionais certificados que demonstram uma profunda cultura do Vinho do Porto – e premiar o seu “conhecimento exímio”, incluindo informações sobre a produção vinícola, Região Demarcada do Douro, história, marcas, anos e colheitas, harmonizações e momentos de consumo e serviço.
O título de “Master of Port” será atribuído após um conjunto de provas teóricas e práticas, avaliadas por um júri com reconhecido mérito no setor, e fará do grande vencedor um dos representantes da excelência da marca “Porto” no mundo.
Além da estreia nestes três lugares, a competição “Master of Port”, que se estreou, em 1988, em França, que conta já com 20 edições, conhecerá, também, a sua segunda edição no Reino Unido e a terceira no Canadá.
A organização do evento tem a chancela do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP) e das associações de sommeliers dos respetivos países onde o evento se realiza.
“A expansão desta competição para outros mercados tem sido uma estratégia importante do IVDP para que os sommeliers, nos restaurantes onde trabalham, sejam um vetor privilegiado de comunicação na divulgação do Porto, apresentando-o como uma experiência única e premium”, salienta Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.
Os concorrentes passam por uma seleção regional que lhes dá acesso à final nacional. Tanto nas seleções regional, como nacional, são realizadas provas teóricas – um teste de avaliação com perguntas e respostas sobre temas relevantes do Vinho do Porto – e uma avaliação prática de vinhos do Porto, com questões sobre serviço e harmonizações. No final, o candidato com o melhor desempenho será galardoado com o título de “Master of Port”.
Com a abrangência do Master of Port a diferentes mercados, o IVDP prevê, no futuro próximo, a realização de um evento agregador, responsável por apurar “O Melhor Master of Port do Mundo”.
Fonte: Fátima Martins
Foto: Bruno Esteves