VILA NOVA DE FOZ CÔA ACOLHE 9º FESTIVAL DO VINHO DO DOURO SUPERIOR

118 views

Entre 27 e 29 de maio, decorre mais uma edição do certame que pretende projetar e promover a identidade da sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios. Este ano, com a presença especial de Dirceu Vianna Junior, Master of Wine.

O Festival do Vinho do Douro Superior volta com a sua nona edição nos dias 27, 28 e 29 de maio após dois anos sem realizar-se devido à pandemia. A mostra vai decorrer no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

 

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa com a produção da ‘Grandes Escolhas’, o Festival do Vinho do Douro Superior que tem a abertura oficial agendada para o dia 27 de maio pelas 18:00 horas, tem como objetivo consolidar a sub-região do Douro Superior, os seus produtores e os seus vinhos como expoentes da qualidade da feira do vinho em Portugal.

 

No âmbito do festival, que tem este ano mais de 80 expositores, voltam a realizar-se um conjunto de iniciativas que enriquecem o evento.

 

É o caso do prestigiado ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, onde um júri diversificado composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que surpreende sempre pelo grande nível das amostras apresentadas.

“Este é um concurso muito especial em que habitualmente os produtores enviam os seus topos de gama para a competição, reunindo-se aqui os melhores vinhos do Douro Superior, que raramente são apresentados em concursos”, afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.

 

Da programação faz também parte um Colóquio, a realizar na manhã de sábado, dia 28, que este ano traz para tema de debate uma discussão premente para os produtores da regiãoAs alterações climáticas e os desafios vitícolas do Douro Superior”. Dinamizada pela ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense), conta com intervenções de Luís de Matos, com uma comunicação intitulada “Medidas de Adaptação da Viticultura Duriense às Alterações Climáticas”, e de Leonor Pereira “Sistemas de suporte à decisão: Ferramentas de adaptação do Douro Superior às alterações climáticas.

Para além da mostra dos vinhos e iguarias do Douro Superior presente para exposição e venda durante todo o evento, destacam-se as provas comentadas – “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 27), pelo jornalista Fernando Melo, “Grandes Brancos do Douro Superior” (dia 28), pela crítica de vinhos Valéria Zeferino e “Vinho do Porto” (dia 29), pelo especialista Luís Antunes, para além de uma prova de azeites da região.

O espetáculo musical também faz parte da agenda com concertos ao vivo, de “HMB” e “Sons do Minho”, que irão animar os visitantes do festival.

 

O Festival do Vinho do Douro Superior é já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo, deste modo, para a afirmação da identidade do Douro Superior, num setor de destaque da economia nacional.

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar