Descubra Portugal com os Escritores
Viajamos por prazer, em férias ou em trabalho, sozinhos, com a família ou com amigos. Mas independentemente do motivo ou do interesse, para muitos, um livro continua a fazer parte da lista de coisas a levar na bagagem.
Livros que inspiram
Livros são histórias, viagens imaginárias que muitas vezes nos transportam para lugares distantes ou diferentes do nosso dia-a-dia. E ler um livro sobre o local que vamos visitar é uma boa maneira de preparar a viagem, de nos inspirar, para aproveitar em pleno os lugares, estar atento a pormenores e enriquecer a experiência com significados que vão para além dos habituais guias de viagem.
Sugerimos uma pequena lista de histórias passadas em Portugal e de livros que podem também inspirá-lo na preparação do itinerário. Será apenas o início da sua lista pessoal…
Livros e escritores para descobrir Portugal
Faça uma viagem por Portugal sem pontos, nem parágrafos, como a escrita de Saramago, passando pelas cidades e serras descritas por Eça de Queiroz, percebendo porque é que o cenário idílico do Vale do Douro inspirou tantos escritores portugueses ou descobrindo o apelo do mar descrito por Raul Brandão. Em Lisboa, siga os caminhos preferidos de Fernando Pessoa ou de José Saramago para conhecer a cidade.
Vale do Douro © Filipe Rebelo
Como ponto de partida, escolha as casas dos escritores para definir o seu percurso e descubra outras histórias sobre os lugares que visitar. Se preferir, pode optar por um roteiro literário que o levará numa visita guiada mais personalizada, baseada na vida e obra de escritores portugueses.
Muitos dos roteiros turísticos incluem locais com ambientes particulares para quem gosta de livros e por isso não se podem perder numa visita a Portugal, como por exemplo algumas livrarias de referência, já com séculos de existência, e bibliotecas antigas. Entre as diversas sugestões de visita no país, há um carinho especial por Óbidos. Terra oferecida a rainhas, foi considerada pela UNESCO como uma “Cidade Criativa da Literatura” e desde então os livros tomaram conta desta vila dentro de muralhas, com livrarias em espaços invulgares ocupando igrejas antigas que já não se encontram ao culto, mercearias, cafés e até hotéis dedicados ao tema.
Óbidos © Turismo do Centro
Se gosta de ler e ainda precisa de pretextos para visitar Portugal, participar num festival literário pode ser uma alternativa e uma forma diferente de conhecer um sítio, despertando a curiosidade para um contacto com as histórias mais tradicionais, ao mesmo tempo que descobre a criatividade que existe em todos os lugares. Entre muitos outros que acontecem por todo o país, referimos alguns locais de interesse turístico em que se realizam, como o de Óbidos, em Lisboa e no Porto, duas grandes cidades com feiras do livro que se realizam em locais emblemáticos; na Póvoa do Varzim, um destino de praia muito apreciado em tempos passados que é atualmente uma pequena cidade de pescadores com histórias ligadas ao mar; nos Açores, na Madeira e em Porto Santo, ilhas do atlântico tão inspiradoras para poetas e escritores pelas suas paisagens dramáticas e de natureza exuberante.
Praia do Porto do Seixal © Associação de Promoção da Madeira / Francisco Correia
Livros para lembrar e partilhar
Depois de conhecer Portugal, no regresso a casa, é uma boa altura para novas leituras, para relembrar, aprofundar o que conheceu e ter ideias para novas viagens. Camões, Fernando Pessoa ou José Saramago são nomes de referência na literatura portuguesa, mas há muitos outros autores portugueses com obras traduzidas no mundo inteiro. Leia e inspire-se para a sua próxima visita a Portugal.
Foto destaque: Clara Azevedo
Fonte: visitportugal.com