Viagem a Portugal Revisited

8473 views

A partir do livro de José Saramago“Viagem a Portugal”, revisitaram-se os locais descritos pelo escritor, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural.

Ao longo de doze itinerários, o escritor José Luís Peixoto assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França). Juntos, reinterpretaram os roteiros de há quarenta anos, criando textos originais sobre os lugares, para mostrar a intemporalidade das paisagens literárias portuguesas.

«É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite…
É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos.»

Aceite este convite à leitura e à visita do país, fazendo estes passeios em qualquer altura do ano. Obtenha mais informação em www.journeytoportugalrevisited.com.

Bragança
Sabia que em Bragança há uma aldeia comunitária chamada Rio de Onor? E que os portugueses e espanhóis partilham tarefas agrícolas e falam o seu próprio dialeto, o Rionorês? Viaje até Bragança e redescubra os costumes, as tradições desta cidade de fronteira através do olhar contemporâneo de José Luís Peixoto.

Coimbra
A cidade dos estudantes de capa negra, das serenatas e da impressionante Biblioteca barroca abriu as portas a Adriana Lisboa e a José Luís Peixoto, que reinterpretaram os lugares antes visitados por José Saramago e partilharam a força das palavras portuguesas com sotaques diferentes. Veja Coimbra nesta Viagem a Portugal Revisitada.

Guarda, Pinhel e Cidadelhe
E se, neste momento, pudesse admirar o icónico pálio de Cidadelhe, bordado a ouro e seda? Ou pisar o chão de vidro do renovado Miradouro da Faia? Ou viajar até às torres da Sé da Guarda? Descubra os tesouros naturais da região, a cultura e o património, nesta Viagem a Portugal Revisitada, inspirada no livro de Saramago e reinterpretada por José Luís Peixoto.

Tomar e Constância
Faça uma viagem à cidade Templária de Tomar e vá um pouco mais além, até Vila Nova da Barquinha, para admirar o Castelo de Almourol, e até à vila-poema de Constância. Nesta Viagem a Portugal Revisited, José Luís Peixoto passa pelos locais referidos pelo Prémio Nobel José Saramago e percorre outros caminhos do território.

Setúbal
Entre a terra verde e oceano azul: assim é contada a história de Setúbal, berço de memoráveis figuras da cultura como Bocage e Luísa Todi. Considerando a riqueza do Parque Natural da Arrábida e do Estuário do Sado, as praias convidativas e a oferta histórica e cultural, a cidade foi uma paragem obrigatória na obra e na viagem de Saramago.

Évora e Montemor-o-Novo
Está preparado para visitar a mais antiga Biblioteca Pública do país e estar entre livros impressos nos primórdios da imprensa com caracteres móveis?
Acompanhe esta viagem e sinta o magnetismo do Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico único. Siga o assobio hipnotizante do escritor africano Ondjaki ecoando na imponente Ermida de Nossa Senhora da Visitação em Montemor-o-Novo.
É tempo de conhecer mais sobre a paisagem alentejana, mais uma vez acompanhados pelo escritor José Luís Peixoto.

Beja
A Viagem a Portugal Revisited continua pela «grande e ardente terra de Alentejo», desta vez com uma paragem obrigatória em Beja. Na Pax Julia dos romanos, encontramos atualmente a primeira Biblioteca Pública a tomar o nome do vencedor do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, obras de arte nas ruas da cidade e muitos vestígios arqueológicos. O escritor José Luís Peixoto regressa com o seu olhar contemporâneo sobre a natureza, a cultura e o património desta região, antes visitada por Saramago.

Alcoutim
Em Alcoutim encontraremos uma comunidade ribeirinha, com uma gastronomia aromática e uma tradição piscatória que aproveita o que de melhor a natureza tem para oferecer. Dedicada ao rio Guadiana, esta vila algarvia está impregnada da história das suas águas (da praia fluvial à travessia de barco para Espanha) e das suas gentes, que preservam o património material e imaterial da região.

Lagos
Cidade secular que testemunhou a partida do marinheiro Gil Eanes em direção ao Cabo Bojador, no século XV, Lagos conta a sua história em torno do mar: da vasta zona costeira à comida fresca, como peixe e marisco. Nas ruas do centro histórico, deixe-se surpreender pelos murais da arte urbana e pelas cantarias trabalhadas das portas e janelas. Visite ainda os novos polos criativos que emergem numa das zonas mais apreciadas do Algarve.

Fonte: https://www.visitportugal.com/

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar