Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged: o primeiro Vintage com estágio subaquático

554 views

A Van Zellers & Co anuncia a chegada do primeiro vintage da história a estagiar debaixo de água. O Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged é oficialmente lançado no Dia Internacional do Oceano, a 8 de junho, depois de ter sido afundado em dezembro no Porto de Sines em colaboração com a empresa Ecoalga – Adega do Mar, especializada em armazenamento subaquático.

Este lançamento inédito acontece em parceria com a Zouri Shoes, responsável pela embalagem do vinho, e dá palco à inovação, com a Van Zellers & Co a adicionar um novo elemento à tradicional viagem feita pelo Vinho do Porto, isto é, o envelhecimento subaquático no Oceano Atlântico, um processo que produz vinhos com intensidade, delicadeza e elegância.

Francisca van Zeller, representante da 15º geração daquela que é a família mais antiga a criar Vinho do Porto sem interrupção, ajudou a afundar um total de 102 garrafas no passado dia 7 de dezembro, as quais foram submersas a 10 metros de profundidade. “Aqui as garrafas encontram 1 bar de pressão, que é um valor seguro para iniciar o processo de envelhecimento do Porto Vintage. As garrafas também vão beneficiar de uma temperatura constante e de um ambiente escuro para um bom desenvolvimento. E uma mais-valia são as belas algas marinhas que começam a aparecer nas garrafas”, explica a gestora de Marketing e Comunicação da Van Zellers & Co.

Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged foi produzido com as melhores uvas, oriundas de vinhas muito velhas, localizadas no coração do Vale do Douro, e colhidas integralmente à mão. À semelhança dos restantes Portos da casa, também as uvas deste foram pisadas a pé em lagares de pedra de granito, onde o vinho fermentou. Após três dias, adicionou-se aguardente ao mosto em fermentação de maneira a preservar a intensidade dos aromas de frutos vermelhos, como as notas de compota e notas de cassis. Notas de especiarias, chocolate negro, ameixa e figo seco surgem neste Porto Vintage profundo e aveludado. O envelhecimento no oceano adicionou ainda uma camada extra de sabores e taninos suavizados, num blend em harmonia perfeita com as frutas vermelhas presentes.

As primeiras 35 garrafas, disponíveis a partir do dia 8 de junho, serão vendidas exclusivamente através do WineChain, um mercado para NFTs de vinhos (as restantes chegarão ao mercado pela altura do Natal). A WineChain garante uma reduzida pegada de carbono tendo em conta a compra, a venda e a guarda dos vinhos, sendo que oferece 12 meses de armazenamento gratuito com a compra do NFT. Todas as garrafas passarão um total de 11 meses debaixo de água, sendo retiradas no dia 16 de novembro de 2023 (Dia Nacional do Mar), prontas para serem embaladas e enviadas para todo o mundo.

Além do marco histórico, com o primeiro Vinho do Porto Vintage a estagiar no fundo do oceano, a Van Zellers & Co associou-se à Zouri Shoes, uma marca de calçado eco-vegan que ficou responsável pela criação da embalagem desta garrafa, propositadamente desenhada em forma de concha. Para o efeito, a marca utilizou apenas plástico recuperado da nossa costa (cerca de uma tonelada de plástico foi recolhida nas praias portuguesas com o contributo de 600 voluntários) e borracha natural.

A Van Zellers & Co vai ainda utilizar parte das receitas para apoiar um programa educativo organizado pelo Oceanário de Lisboa, sobre a importância do nosso oceano, dirigido a crianças em idade escolar na Região do Douro. As crianças dos 6 aos 18 anos vão, desta forma, ter a oportunidade de aprender com os maiores especialistas do país no oceano, a diversidade da vida marinha e a melhor forma de a proteger.

Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged – | 75 cl – P.V.P. Recomendado – 1000 euros

Fonte:global-press.com 

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar