“Uma Breve História do Japão”

334 views

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 11  de novembro, “Uma Breve História do Japão”, do professor universitário Christopher Harding, um mergulho na vida quotidiana dos japoneses ao longo do tempo.

A história japonesa desenrolou‑se até agora  em três grandes fases. Ao longo dos primeiros séculos de que há registo, a China e os reinados da península coreana dotaram o Japão com a metalurgia do ferro e o cultivo de arroz, o budismo e o confucianismo, arquitetura e um sistema de escrita, regras, modas e uma grande variedade de artes, sendo a poesia a principal. A partir do século XVI, os navegadores europeus começaram a ter impacto  com os mercadores portugueses e os missionários jesuítas a trazerem consigo nova riqueza, armas, bens, modas e ideais religiosos. Finalmente, a partir de meados do século XIX, o Japão foi obrigado a encontrar o seu lugar num mundo moderno e em processo de industrialização, cujos valores e normas eram determinados pelas economias poderosas da Europa Ocidental e da América do Norte.

O Japão é, pois, um país com uma história rica e fascinante, marcada por milénios de transformação e adaptação constante. Desde as primeiras comunidades costeiras da era Jōmon até à ascensão dos samurais, passando pela influência da China e da Coreia, a chegada desa­fiante do Ocidente e os traumas da modernidade e da guerra, o arquipélago tem navegado por séculos de mudança radical.

Em “Uma Breve História do Japão”, Christopher Harding oferece uma introdução essencial e perspicaz à cons­trução de uma sociedade e cultura únicas. Longe de se limitar a datas, batalhas e grandes acontecimentos, o autor mergulha na vida quotidiana dos japoneses ao longo do tempo, explorando a sua visão do mundo através da cerâmica, do teatro Nō e Kabuki, da arqui­tetura, da comida e das artes marciais.
Com base na mais recente investigação académica, Harding revela a natureza única do Japão – um país que soube filtrar e adaptar influências externas de forma criativa, mantendo valores intrínsecos que lhe permitiram superar desafios e prosperar. Uma leitura envolvente que irá transformar a sua perceção deste país extraordinário e resiliente.

«Um senhor da guerra medieval era capaz de derramar sangue durante o dia e depois, à noite, escrever um poema, dançar alguns passos de uma peça Nō ou perder‑se no som de uma flauta trazido pelo vento, vindo de algures no seu acampamento. Os comerciantes ricos da moderna Edo (hoje Tóquio) procuravam guias especializados em alta cultura japonesa e alguns até tinham mandado construir palcos de teatro no interior das suas casas. Na era moderna, à medida que o Japão era inundado de ideias e invenções ocidentais, encontrou simultaneamente o seu lugar no mundo enquanto poder imperial agressivo e fonte de formas de cultura ricas e variadas, desde a cerâmica e o Zen à manga e ao sushi.»

“UMA HISTÓRIA QUE DE ALGUMA FORMA CONSEGUE SER AO MESMO TEMPO SUCINTA E ABRANGENTE: LEITURA ESSENCIAL PARA QUALQUER PESSOA INTERESSADA NESTE PAÍS TÃO FASCINANTE.»
TOM HOLLAND

CHRISTOPHER HARDING é o autor das obras “Japan Story, The Japanese: a History in Twenty Lives” e “The Light of Asia”. Leciona História Asiática na Universidade de Edimburgo e colabora regularmente na BBC Radio 3 e 4. Escreve sobre a influência da Ásia na vida ocidental no blogue IlluminAsia.

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar