Com o título «Um Amor Que Não se Diz. A vida privada de Luís e de Guilherme», o novo livro de Daniel Sampaio é um manifesto pelo amor sem preconceitos e pelo direito à diferença. Será apresentado em Lisboa, no El Corte Inglés, no próximo sábado, 11 de outubro, às 17h00.
«Um Amor Que Não se Diz. A vida privada de Luís e de Guilherme», o novo livro de Daniel Sampaio é uma incursão lúcida e muito corajosa no universo da homossexualidade que, apesar dos avanços recentes em direitos e respeito pela diferença, continua ainda muito longe das legítimas aspirações que nos aninam.
O novo livro de Daniel Sampaio será apresentado, em Lisboa, no dia 11 de outubro (sábado), às 17h00, no El Corte Inglés, por Miguel Vale de Almeida e contará com a participação de Cristina Paulo. Terá outras apresentações cujas datas oportunamente anunciaremos.
Como o título indica, este novo livro de Daniel Sampaio, combinando ficção e ensaio, trata da vida privada de Luís e de Guilherme, unidos, «na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza», por um amor que não se diz. Cada um à sua maneira, descobrem-se homossexuais e vivem plenamente uma forte paixão, primeiro escondida de todos, depois em cumplicidade com os mais próximos, aspirando sempre a uma vida «normal» vivida a dois.
Já no seu livro anterior – «Para Tão Curtos Amores Tão Longa Vida» – Daniel Sampaio explora as grandezas e misérias de um casamento hétero longo de 50 anos. E num casamento homo? Que se passa lá dentro? Há alguma coisa que distinga estes dois casamentos? O quê? «Um Amor Que Não Se Diz» é uma incursão lúcida e muito corajosa nesse universo da homossexualidade que, apesar dos avanços recentes em direitos e respeito pela diferença, continua ainda muito longe das legítimas aspirações que nos animam.
Mais do que um livro, este é um manifesto pela liberdade de amar.
Sobre o autor:
Daniel Sampaio escreve sobre as famílias, os casais e os jovens dos nossos dias. Dos títulos que publicou destacam-se «Ninguém Morre Sozinho» (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), «A Arte da Fuga», «Tudo o Que Temos Cá Dentro» e «Lavrar o Mar».
A versão teatral do seu livro «Vagabundos de Nós» foi levada à cena em 2004 no Teatro Maria Matos, com Nuno Lopes e Márcia Breia e encenação de Luís Osório. Em 2008 publicou «A Razão dos Avós», em 2018 «Do Telemóvel para o Mundo – pais e adolescentes no tempo da internet», onde revisita a vida dos adolescentes e analisa o impacto das novas tecnologias no quotidiano familiar. Publicou depois «Dá-me a Tua Mão e Leva-me» (2020), «Covid 19. Relato de Um Sobrevivente (2021)», que retrata a sua experiência de doente de covid grave, «A Arte da Fuga. 25 anos depois» (2023), e «Para Tão Curtos Amores, Tão Longa Vida» (2023), que discute as relações afetivas breves e as prolongadas, a monogamia e a infidelidade, a importância da relação precoce comos pais e as vicissitudes do amor. «Um Amor Que Não Se Diz» é o que agora publica. Daniel Sampaio está editado no Brasil e em Itália.
Ficha do Livro:
Título: Um Amor Que Não Se Diz l ISBN: 9789722133784 l PVP C/ IVA: 18,90 €
Fonte: LeYa