O trompista Bernardo Silva, solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, marcará presença no Recital de Metais e Percussão ao lado de músicos do Brasil e do Canadá, no âmbito do maior festival de música de concerto da América Latina, que decorre entre 19 e 30 de janeiro em Pelotas, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
A 14.ª edição do Festival Internacional Sesc de Música reunirá 400 alunos de várias regiões do Brasil e do mundo para cursos de especialização musical, com 59 professores de alto nível, representando 13 nacionalidades, incluindo Alemanha, Argentina, Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Espanha, Itália, Japão, Roménia, Rússia e Portugal.
De igual modo, a programação inclui 115 apresentações gratuitas em teatros, praças, igrejas, hospitais e espaços emblemáticos de Pelotas, como o Mercado Público e a Praia do Laranjal.
Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio da Câmara Municipal de Pelotas e de instituições parceiras, o evento espera repetir o sucesso de 2025, quando mais de 45 mil espectadores assistiram às apresentações, comprovando o poder transformador da música.
Com uma carreira sólida há mais de duas décadas, Bernardo Silva destacou-se em palcos da Europa, América e Ásia, atuando em música de câmara, duo com piano e quarteto de trompas com o seu grupo Trompas Lusas.
Em 2002, venceu o 1.º Prémio do Concurso Internacional Farkas, promovido pela Sociedade Internacional de Trompas, na Finlândia. A sua discografia inclui obras a solo, de câmara e como integrante de orquestras.
Para além da carreira artística, Bernardo Silva é professor na Universidade de Aveiro, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e na Escola Profissional de Música de Espinho, formando gerações de músicos em Portugal e no estrangeiro.
Por: Ígor Lopes
Foto: divulgação



