Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022: Terra

238 views

Está a chegar a Trienal 2022, um olhar sobre o futuro da ecologia em arquitectura à escala mundial

 

6.ª edição da Trienal de Lisboa – Terra

29 de Setembro a 5 de Dezembro de 2022

Dias inaugurais 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2022

Talk, Talk, Talk: 26, 27 e 28 de Outubro de 2022

 

A Trienal 2022, intitulada Terra, arranca no final de Setembro, colocando Lisboa como ponto de passagem obrigatória para a reflexão sobre o futuro da ecologia em arquitectura nos dois hemisférios do globo: um apelo à acção face às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos, e às desigualdades sócio-económicas e ambientais.

 

Com três dias de abertura de entrada gratuita, 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro,  a Trienal convida o público a descobrir as várias dimensões do programa da sua 6.ª edição, nomeadamente a explorar vários exemplos de arquitectura social, de ideias visionárias, de projectos informais que dissipam as fragilidades das comunidades, de exemplos de práticas que advogam princípio da reutilização e circularidade. Ao longo destes dias, terão lugar quatro inaugurações de exposições em vários espaços da cidade, uma performance, o anúncio dos  Prémios Trienal de Lisboa Millennium bcp, o lançamento da colecção de livros de bolso e a Festa Terra, no pátio do Palácio Sinel de Cordes.

 

O programa da Trienal 2022 prolonga-se até 5 de Dezembro e inclui quatro grandes exposições – Multiplicidade, no MNAC; Retroactivar no MAAT; Ciclos na Garagem Sul do CCB e Visionárias na Culturgest -,  três prémios – Concurso Prémio Universidades, Prémio Début e Prémio Carreira – , uma colecção de quatro livros de bolso, a apresentação de vários Projectos Independentes e as conferências Talk, Talk, Talk (26, 27 e 28 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian). O programa é complementado por actividades educativas para todas as idades de diferentes formatos, como workshops, tertúlias para adultos, visitas guiadas às exposições para escolas ou grupos e oficinas para crianças, sob marcação através do email actividades@trienaldelisboa.com

 

A equipa curatorial da Trienal 2022 é constituída por nove personalidades, ligadas à prática, investigação, educação e ao ensino em arquitectura, que são originárias do México, Chile, Rússia/Holanda, Zimbabué, Índia e Portugal.

 

 

Sobre a Trienal de Arquitectura de Lisboa
A cada três anos, a Trienal de Lisboa realiza um grande fórum internacional de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas, tendo realizado cinco edições desde 2007. A última edição decorreu em 2019 com o título A Poética da Razão, uma reflexão sobre a racionalidade em arquitectura, e atraiu mais de 92 mil visitantes. Em 2022, a Trienal de Lisboa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

Fonte: https://www.trienaldelisboa.com/

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar