A TRAÇA é um projeto de recolha, estudo e exposição de filmes de família promovido pela Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa. Existe desde 2015 enquanto Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, e assentando desde o seu início sobre dois pilares fundamentais: o território, tratado a partir da história da sua habitação, e o arquivo, cujos limites procura expandir.
Em 2023 o ciclo é organizado pelo Gerador, que procura dar a conhecer e incentivar o visionamento e o estudo dos filmes provenientes de arquivos familiares, antes limitados à visão e uso privado.
Todos os anos tem um formato diferente e acontece também num local distinto, adaptando-se ao bairro que o recebe. Em 2023 a TRAÇA voa até ao Bairro do Rego, entre os dias 13 e 15 de outubro, propondo uma narrativa sobre bem receber, contada pelos espaços e protagonistas deste bairro e pelos criadores, de diferentes áreas artísticas, a quem abrimos o arquivo de filmes de família da Videoteca de Lisboa, especificamente, os dedicados aos encontros familiares, para que, a partir destes, possam surgir novos objetos artísticos.
A programação completa, de entrada livre, pode ser consultada aqui
Ficha técnica:
Uma iniciativa Arquivo Municipal de Lisboa-Videoteca e Gerador