Trabalhadores das Comunicações

869 views

A exposição fotográfica apresenta uma viagem ao quotidiano dos funcionários dos correios e telecomunicações da primeira metade do século XX.

Composta por 60 fotografias, a exposição permite observar o ambiente em que trabalhavam, as suas funções, os serviços que prestavam e as mudanças decorridas ao longo do tempo no setor.

É também visível o papel pioneiro da área das comunicações na integração das mulheres num meio profissional marcadamente masculino. Sob a égide do corporativismo do Estado Novo, nos anos 40, criaram-se escolas profissionais para a formação de mulheres em áreas como a enfermagem, o serviço social e a telefonia.

Como qualquer outro documento histórico, o registo fotográfico feito por empresas, serve de objeto de pesquisa para a construção de uma narrativa cultural, social, política e económica, constituindo-se mais tarde como objeto artístico.

Fotografias do espólio do arquivo iconográfico, propriedade dos CTT-Correios de Portugal e da MEO/Altice à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Segunda a sexta, das 10h às 18h, sábado, das 14h às 18h

artes
Até 1 abril 2023
vários horários
Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar