The Royal Collection: Celebrar a História da Joalharia Real :: Uma iniciativa do Museu Tesouro Real e da Leitão & Irmão

251 views

O Museu Tesouro Real e a bicentenária Leitão & Irmão unem-se para celebrar a fusão entre a arte de mestres joalheiros e as obras criadas para a Monarquia, através da The Royal Collection, uma coleção inspirada numa visita ao Museu. A partir de 27 de março, o Museu Tesouro Real passa também a expor na sua coleção permanente uma réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa.

Nuno Vale, diretor executivo do Museu Tesouro Real, destaca que “é com enorme satisfação que realizamos esta parceria com a Leitão & Irmão, uma casa de joalharia com mais de dois séculos de história e inúmeros trabalhos realizados para a Coroa Portuguesa. A exposição da réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa no Museu Tesouro Real sublinha a importância do legado joalheiro português e permite-nos celebrar a excelência e tradição da ourivesaria nacional, projetando-a para o futuro.”

Jorge Leitão, da Leitão & Irmão, refere que “Um país que preserva a sua memória, nomeadamente através da expressão artística, projeta o seu futuro.”

The Royal Collection

A The Royal Collection, desenvolvida pela Leitão & Irmão em colaboração com o Museu Tesouro Real, é inspirada em algumas das peças emblemáticas presentes no Museu: o Cofre da Cidadania, a Coroa Real Portuguesa e o grande Diamante em bruto de 35,80 ct.

Esta parceria entre o Museu Tesouro Real e a Leitão & Irmão reforça o compromisso com a excelência e a arte da manufatura, mantendo o foco no futuro e na contemporaneidade. A coleção homenageia o legado dos mestres joalheiros que criaram peças icónicas para a monarquia, ao mesmo tempo que destaca a capacidade de inovação e excelência que definem a marca.

Royal Collectable

Os moldes originais do Cofre da Cidadania, manufaturados pela Leitão & Irmão em 1907 e guardados nas suas oficinas, foram recuperados 117 anos depois, dando origem a uma peça revivalista e figurativa de detalhe único: o Rinoceronte que inspirou os modeladores dos Joalheiros da Coroa em 1907.

Royal Jewels

A Coroa Real Portuguesa, símbolo de sonho e realeza, é agora reinterpretada na criação de peças elegantes e práticas para o dia a dia: anel, brincos, colar, pulseira e botões de punho, em duas versões, ouro e diamantes ou prata e diamantes.

Joalheiros Da Coroa Portuguesa

A Leitão & Irmão torna-se uma referência na Joalharia ao ser nomeada, em 1873, por D. Pedro II, Imperador do Brasil, Ourives da Casa Imperial Brasileira e, em 1887, por D. Luís I, Rei de Portugal, Joalheiros da Coroa Portuguesa, com a concessão do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa.

O título de Joalheiros da Coroa faz com que a Casa Leitão se transfira do Porto para Lisboa, para junto da Corte, onde estabelece no Bairro Alto, bairro de tradições operárias, uma “moderna” oficina de ourives que se mantém como a sua principal localização nos dias de hoje.

Com uma história rica de dois séculos, a Leitão & Irmão tem vindo, ao longo de gerações, a transformar metais e pedras preciosas em verdadeiras obras de arte que contam uma história. A joalharia Leitão & Irmão define um estilo e caráter únicos no universo da ourivesaria.

 

ELIF_F07_023 001
Registo fotografico de peças Leitao&Irmao

 

 

Fonte: lpmcom.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar