“THE PORTUGUESE”

1942 views

Mesmo para um cinéfilo como eu apaixonado pelos musicais do Minelli, a perspectiva de assistir a uma comédia musical portuguesa, pensada para turistas, falada em inglês, em cena no Auditório dos Oceanos do Casino de Lisboa numa terça-feira à noite, não augurava nada de bom. Confesso que durante a viagem entre o Cais do Sodré e a Expo, ali por alturas do Beato, vieram-me à memória imagens de antigas revistas à portuguesa a que assistia numa velha Philco a preto e branco, mais divertido com o incómodo familiar com a brejeirice de algumas piadas do que com o humor forçado do elenco.

Foi, pois, com este estado de espírito que fui assistir a The Portuguese, dirigido por Ana Brito e Cunha e encenado por Sónia Aragão. Setenta e cinco minutos passados, confesso que as memórias da revista à portuguesa tinham sido substituídas pelos sketches geniais dos Monty Python, o nonsense demolidor de Benny Hill e as melhores personagens do Herman.

The Portuguese é um musical divertido, ritmado, envolvente e descomplexado, bem encenado e irrepreensivelmente interpretado por um elenco que transpira entusiasmo e dedicação. Os cenários e adereços são bem conseguidos, a utilização das novas tecnologias resulta na perfeição e o guião, da responsabilidade de Rui Cardoso Martins e Filipe Homem Fonseca, de tão absurdo, torna-se cativante. A história conta-se em três penadas: um casal de turistas chega ao aeroporto de Lisboa e perde as malas. Na tentativa de as recuperar inicia um passeio pela cidade que é ao mesmo tempo histórico e espacial, cruzando-se com diversas personagens icónicas da nossa história, de Pessoa a Camões, passando por Amália e Salazar, numa espécie de Back to the Future à portuguesa. Como em todas as boas comédias, o que podia correr mal, corre ainda pior, mas tudo se vai resolvendo à custa do “velho jeitinho“ português para o desenrascanço.

No final do espectáculo conversámos com Teresa Macedo, a turista inglesa que se aventura nesta absurda viagem pela nossa história, papel que interpreta magistralmente.

Ler na íntegra aqui

Por: João Moreira

Foto: Hugo Macedo

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar