The Architect

324 views

A Filmin estreia em exclusivo, no dia 5 de Setembro, a série The Architect, uma obra distópica com um planeamento extraordinário em que uma jovem arquiteta interpretada por Eili Harboe (“Succession”, “Thelma”) é forçado a viver na garagem devido ao aumento do preço das rendas.
Num futuro não muito distante, no centro de Oslo, os preços da habitação atingiram níveis grotescos, mas o colapso que todos esperam ainda não chegou. A razão: os senhorios estão constantemente a encontrar soluções criativas para amontoar o maior número possível de pessoas num só apartamento, e os direitos dos inquilinos foram severamente restringidos…

Julie (Eili Harboe) é arquiteta. Tem sorte porque está a trabalhar para um gabinete de arquitetura de renome, mesmo que seja apenas como estagiária de café. Quando um grande projeto para construir mil apartamentos no centro de Oslo é posto a concurso, ela tem uma ideia: porque não converter os parques de estacionamento subterrâneos que estão vazios no centro da cidade sem carros em edifícios residenciais? Uma solução sustentável, baseada nas necessidades, que permitiria poupar recursos. Naturalmente, não há janelas nestes apartamentos, mas isso é, de facto, uma vantagem, dado o elevado preço do vidro. Além disso, em Berlim, diz-se que já há mais pessoas a viver no subsolo do que em cima.

Série de estreia da dupla de argumentistas Nora Landsrød e Kristian Kilde e do realizador Kerren Lumer-Klabbers é uma sátira lúcida e negra sobre um futuro demasiado próximo, algures entre “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley e o “The World of Interiors”.

Há alguma esperança [na série]. É necessário para fazer as pessoas pensar e talvez fazer alguma coisa em relação ao futuro. Porque algumas destas problemáticas já estão no presente, afirma a argumentista Kristian Kilde.

Incluindo o agravamento da crise da habitação no mundo, que inspirou os argumentistas.

Quando Nora (Nora Landsrød) estava à procura de um apartamento em Oslo, a única coisa que ela e o namorado podiam pagar era um parque de estacionamento. Eles podiam comprar isso. É uma questão que se aplica a toda a gente que conheço, incluindo eu própria. Tenho amigos que ainda vivem em casa dos pais, mas têm um emprego a tempo inteiro e estão a tentar poupar dinheiro para pagar uma entrada.

O produtor executivo Isak Eymundsson acrescenta: The Architect destacou-se entre os vários projectos que a produtora tem. Ficámos cativados pela sua visão satírica sobre o mercado imobiliário que saiu completamente dos carris.

A série tem 4 episódios e estreia, em exclusivo, a 5 de Setembro na plataforma Filmin.

 

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar