Este ano volta a ser aberto ao público e a entrada é gratuita. Teresa Palma Pereira, Grigory Gruzman, Jan Michiels, Angela Cheng, Suzana Barta e Nicolai Lugansky atuam em seis domingos seguidos, de 27 de Junho a 1 de Agosto, em Oeiras. O festival será também ocasião para uma homenagem ao produtor português José Fortes.
O Festival Internacional de Piano Oeiras – FIPO regressa ao palco do Auditório Ruy Carvalho, em Carnaxide, com seis conceituados pianistas internacionais e com público, depois de uma edição totalmente online em 2020 devido à pandemia da Covid-19. O festival arranca no dia 27 de junho com o recital da diretora artística Teresa Palma Pereira e termina no dia 1 de agosto com um dos mais reputados pianistas mundiais, Nicolai Lugansky. A iniciativa é da Academia de Flor de Murta e da Câmara Municipal de Oeiras.
Os pianistas Grigory Gruzman (Rússia), Jan Michiels (Bélgica), Angela Cheng (Canadá) e Suzana Bartal (Roménia/França) também fazem parte do cartaz que irá tornar Oeiras na capital da música clássica nas próximas semanas.
José Fortes, técnico de som português, será a personalidade homenageada nesta edição do FIPO. O produtor foi considerado em 2014, pela revista Blitz, um dos 30 maiores produtores de música em Portugal. Nas edições anteriores foram distinguidos o músico Mário de Carvalho, o pianista Jorge Moyano e o maestro José Atalaya.
O festival conta ainda com masterclasses para jovens pianistas portugueses e estrangeiros e irá distinguir, entre eles, o melhor executante numa obra contemporânea dos séculos XX ou XXI, sucedendo ao prémio Beethoven atribuído em 2020.
Este ano os recitais contam com a presença de público, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
As reservas podem ser feitas mediante inscrição antes de cada recital, a partir do dia 18 de junho, no site do FIPO (www.fipoeiras.com).
Haverá também transmissão através do facebook da Câmara Municipal de Oeiras e do facebook FIPO para o público que não puder estar presente.
Os espetáculos acontecem todos os domingos, entre 27 de junho e 1 de agosto, a partir das 18h.
Fonte: LAComunicação