Teatro Nacional D. Maria II e Embaixada do Brasil celebram o teatro brasileiro, no ano do bicentenário da Independência do Brasil

135 views

Teatro Nacional D. Maria II associa-se à Embaixada do Brasil em Lisboa, a propósito das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, para a apresentação de Leituras Encenadas de Teatro Brasileiro, a decorrer todos os sábados, de 1 a 22 de outubro, no D. Maria II.

2022 marca o bicentenário da Independência do Brasil, declarada a 7 de setembro de 1822. Através de iniciativas que decorrem nos dois lados do Atlântico, este ano de festividades relembra os acontecimentos históricos que levaram ao evento conhecido como o Grito do Ipiranga, evidenciando as relações de mutualismo entre os dois países ao longo dos anos e projetando e construindo pontes para o futuro.

As Leituras Encenadas de Teatro Brasileiro visam contribuir para a justa divulgação da dramaturgia brasileira, trazendo ao D. Maria II textos de alguns dos maiores autores da língua portuguesa do século XX, sob a direção de encenadores reconhecidos do atual meio teatral português.

A iniciativa arranca a 1 de outubro com O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Keli FreitasCarla Bolito coordena a leitura do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, a decorrer dia 8 de outubroAgreste, de Newton Moreno, com direção de Álvaro Correia, é apresentado a 15 de outubro; para encerrar, o diretor artístico do D. Maria II, Pedro Penim, apresenta a sua leitura de Fala baixo senão eu grito, de Leilah Assumpção, a 22 de outubro.

As leituras serão feitas pelas vozes de João GrossoJosé NevesManuel Coelho e Paula Mora, atores do elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II, e ainda por Diego BragàDiogo LiberanoLara Mesquita e Nina Morena.

Teatro Nacional D. Maria II

Praça D. Pedro IV ·

1100-201 Lisboa · Portugal

+351 213 250 949 ·

www.tndm.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar