Setembro é mês de Odisseia Nacional na Madeira

395 views

Desde janeiro que o Teatro Nacional D. Maria II está a percorrer o país, com uma programação que já passou pelo Norte, Centro e Açores. Este mês de setembro, o Teatro tem casa na Madeira, com programação na Calheta e no Funchal.

 

Em janeiro deste ano, o Teatro Nacional D. Maria II encerrou as suas portas, para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Com o edifício do Rossio encerrado por mais de um ano, o Teatro encontra-se a viver uma verdadeira Odisseia Nacional. Um projeto composto por centenas de propostas, desenvolvidas em parceria com 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas. Depois de ter já passado pelas regiões Norte e Centro do país e pelo Arquipélago dos Açores, o D. Maria II chega agora à Madeira, numa viagem com paragens na Calheta e no Funchal.

A programação da Odisseia Nacional na Madeira tem início esta semana, no Funchal, com a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria Tiago Bartolomeu Costa, que estará patente no Teatro Municipal Baltazar Dias, de 9 a 30 de setembro. A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, esta exposição produz um comentário crítico à história social e política que o país construiu, partindo da história do Teatro Nacional D. Maria II e da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, desde a ditadura do Estado Novo até à atualidade.

inauguração da exposição terá lugar no próximo sábado, dia 9 de setembro, às 16h, seguida de uma visita guiada com o curador (programada para as 16h30) e de um debate (às 18h) em torno das dimensões históricas e políticas a partir das temáticas que construíram a exposição, com a participação de Élvio Camacho e Luísa Paolinelli, e moderação de Tiago Bartolomeu Costa. No dia 10 de setembro, às 14h, decorrerá uma oficina, coordenada por Vera Santos, a partir da montagem da exposição, e limitada a 12 participantes. No mesmo dia, às 15h30, haverá nova visita guiada ao espaço, com o curador.

No dia 23 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, será também possível assistir a Casa Portuguesa, espetáculo de Pedro Penim, com Carla Maciel, João Lagarto, Sandro Feliciano e Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador) no elenco. Já nos dias 29 e 30 de setembro, o Colectivo Espaço Invisível apresenta o resultado de um projeto de participação desenvolvido na região e intitulado SoloSolo é um projeto integrado no programa Atos (uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian), e parte de um processo de envolvimento e relação com o território, com o objetivo de criar uma ligação entre as pessoas, as estruturas e as arquiteturas que definem o lugar que se habita.

Durante o mês de setembro, o Funchal recebe ainda o programa Nexos da Odisseia Nacional, com quatro formações gratuitas, destinadas a profissionais da cultura e que têm como objetivo criar ligações através da partilha e do conhecimento, contribuindo para a capacitação dos setores da cultura e da educação.

No final do mês, a Odisseia Nacional parte para a Calheta, com o espetáculo descobri-quê?, uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, que estará em cena nos dias 29 e 30 de setembro, na Casa das Mudas, com sessões para público em geral e para escolas. Orientado para o público juvenil, descobri-quê? é um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português.

No dia 30 de setembro, sábado, Cátia Pinheiro, Dori Nigro, Joyce Souza e José Nunes coordenam ainda um Laboratório Teatral, destinado a alunos do Ensino Secundário e ao público em geral, a partir das temáticas levantadas pelo espetáculo.

A Madeira é a quarta região do país por onde passa a Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, desde janeiro deste ano. Um projeto que se desenrola em mais de 90 concelhos do país ao longo do ano, a Odisseia Nacional integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas:

  1. Peças: composto por espetáculos, projetos de criação e lançamentos de livros.
  2. Atos: composto por 43 projetos de participação (divididos em três grandes eixos temáticos: Paisagem, Património e Pessoas), desenvolvidos por 16 estruturas artísticas, que pretendem valorizar o tecido cultural nacional e promover práticas cívicas junto das comunidades.
  3. Frutos: programa dedicado ao universo escolar, composto por quatro projetos estratégicos e complementares, dirigidos a todos os ciclos de ensino.
  4. Cenários: evento de pensamento que reflete sobre o percurso da Odisseia Nacional e evidencia o trabalho regional, com um olhar agregador sobre a respetiva região, que tem lugar no final de cada trimestre.
  5. Nexos: programa constituído por ciclos de formação e capacitação, que colocam as competências técnicas e de gestão do D. Maria II ao serviço de equipamentos parceiros da Odisseia Nacional e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
  6. E ainda a Exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa e desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Com o projeto Odisseia Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todo o território nacional, ao longo de um ano, intervindo nas regiões onde já se verifica uma forte dinâmica criativa, mas sendo também catalisador da vida cultural de comunidades onde há menos acesso às práticas artísticas, com particular foco no interior do país, contribuindo para o desenvolvimento da democracia cultural.

FONTE:  www.tndm.pt.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar