Série1985: Quando os assassinos de Brabant cobriram a Bélgica de sangue

469 views

A Filmin estreia a série sobre o grupo de criminosos que matou 28 pessoas e nunca foi preso, tornando-se no mais famoso mistério por resolver na Bélgica. 

A Filmin estreia na próxima terça-feira, 11 de julho, em exclusivo em Portugal, a série 1985, um drama belga que acompanha a história de três jovens amigos que foram afectados, de diferentes formas, pelos terríveis acontecimentos que marcaram toda uma geração: os crimes cometidos pelos assassinos de Brabant. Também conhecidos como o bando de Nivelles, estes terroristas espalharam o pânico entre 1982 e 1985 na Bélgica, deixando no seu rasto 28 assassinatos e mais de 30 feridos. Trinta anos depois, os criminosos ainda não foram identificados e a motivação para a maior onda de crimes da história do país ainda não foi decifrada.

Uma das séries europeias mais chocantes e reveladoras dos últimos anos, “1985” revelou-se nada mais nada menos do que um verdadeiro “abre-olhos”.

Na série, Mark e Franky entram para a polícia, enquanto a irmã de Franky, Vicky, entra na universidade para estudar Direito. A sua personagem é um reflexo direto da minha juventude, explica o argumentista Willem Wallyn, que se baseou nas suas experiências durante os anos 80 para escrever a série. Foi uma época estranha, sombria e muito polarizada. Ficámos chocados com a ameaça nuclear e com o bando de Nivelles, mas nunca tivemos medo, sentíamo-nos imortais. Gostávamos de provocar a polícia, atirávamos cocktails molotov do outro lado do campus universitário.

Sobre a história e o tom da série, o realizador Wouter Bouvijn acrescenta: Embora o cenário e os acontecimentos sejam reais, não se trata de um crime verdadeiro, é mais um testemunho de um contexto histórico. 1985 é sobre a importância da amizade e do amor na juventude, pelo que o facto de a história ter sido universalmente sentida no estrangeiro é o maior elogio que podemos receber.

“1985”, que foi excecionalmente bem recebido durante a sua estreia no Festival de Canneseries, é composto por oito episódios de 50 minutos e estará disponível na Filmin a partir de 11 de julho.

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar