Semana Cultural nos Cemitérios

118 views

Realiza-se pela primeira vez a Semana Cultural nos Cemitérios, uma iniciativa que dá a conhecer o património histórico, artístico e social destes locais de culto. Em parceria com diversas entidades e associações ligadas à arte e ao património cemiterial realizam-se palestras, encontros, visitas e muitas outras atividades nos cemitérios de Lisboa.

Programa:

Academia no Cemitério
8 out: 14h30
Local: cemitério Prazeres
Apresentação de trabalhos de investigação na área da museologia e tecnologia. Nos últimos anos a Divisão de Gestão Cemiterial acompanhou a realização de diversas dissertações de mestrado, entre as quais as de Diogo Silva (FCT – UNL), Jéssica Tomaz (FBAL – UL) e Lubianca Weber (FBAL-UL), Mariana Sousa (FA- UL), que desenvolveram visitas com recurso a realidade aumentada, proposta de museografia da antiga Sala de Depósito do Cemitério do Alto de S. João, projeto expositivo sobre fotografia post-mortem e de memória e utilização de realidade virtual numa visita ao Jazigo Palmela.
Nesta sessão os alunos farão a apresentação e demonstração dos seus trabalhos.

Passeio Fotográfico – Fim de tarde no Cemitério dos Prazeres
8 out: 18h
Local: cemitério Prazeres
Fotografar os monumentos, o ambiente e a vista sobre vale de Alcântara e o Tejo. Visita acompanhada pela Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, que estará disponível para apoiar no manuseamento da máquina fotográfica ou sugerir enquadramentos e outras opções estéticas

Visita Noturna
8 out: 20h
Local: cemitério Prazeres
Visita noturna orientada por Licínio Fidalgo na qual se visitam os mais destacados monumentos do cemitério e vista panorâmica da cidade iluminada, o Vale de Alcântara e a Ponte sobre o Tejo.

Concerto na capela do Cemitério dos Prazeres
8 out: 21h30
Local: cemitério Prazeres
Concerto na Capela do Cemitério dos Prazeres pelo Coro da Assembleia da República

Desenhar o Cemitério do Alto de São João
9 out: 10h
Local: cemitério Alto São João
Encontro organizado por Urban Sketchers Portugal. Uma oportunidade para desenhar a Simbologia, as Alegorias, os Anjos, as Árvores, as Flores, os Retratos-Estátuas, os Bustos, os Medalhões presentes na escultura funerária.
Inscrição prévia: uskp.actividades@gmail.com

Lisboa Modernista
9 out: 14h30
Local: cemitério Alto São João
Uma nova visita orientada por Gisela Monteiro: uma viagem da cidade boémia à cidade modernista vista através do cemitério.

Figuras e símbolos da Mitologia Clássica na arte tumular de Lisboa – como identificar?
9 out: 17h30
Palestra virtual por André Ferreira, organizada por MYTHOS
Inscrição prévia: mithosgrecoromanos@gmail.com

Conhecer o Cemitério de Benfica
10 out: 11h
Local: cemitério de Benfica
Visita orientada por Ema Câmara: conhecer as personalidades inumadas neste cemitério e os seus mais característicos monumentos.

Dia Aberto no Cemitério
11 out: 10h-14h
Local: cemitério do Alto de S. João
Visita livre com acesso ao interior de locais de acesso restrito, como o Jazigo dos Beneméritos da SCML, Cripta dos Combatentes da Grande Guerra, Jazigo dos Beneméritos da CML, Jazigo Valmor, Casa das Autopsias / Depósito de Falecidos, Antecâmara do Crematório e Capela. A visita é acompanhada em cada local por técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e pela Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

O património cemiterial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
11 out: 18h
Palestra virtual por André Silva, organizada por Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é responsável por cerca de 1300 jazigos e sepulturas, situados sobretudo nos cemitérios dos Prazeres e do Alto de São João. Neste encontro online vamos descobrir como e quando é que esta vasta coleção de jazigos chegou ao cuidado da Santa Casa, vamos falar sobre obras-primas da arquitetura cemiterial portuguesa, como o Jazigo dos Benfeitores, e ainda sobre as derradeiras moradas de figuras conhecidas da cultura portuguesa cujo jazigo está à guarda da Santa Casa.
Inscrição prévia: culturasantacasa@scml.pt

Conhecer o Cemitério de Ajuda e Cripta
12 out: 14h30
Local: Cemitério da Ajuda
Visita orientada por Ema Câmara: conhecer as personalidades inumadas neste cemitério, os seus mais característicos monumentos e única cripta existente nos cemitérios municipais.

A Casa Portuguesa nos Cemitérios de Lisboa: tradição e cultura popular
12 out: 18h
Palestra virtual por Gisela Monteiro.
No início do século XX a Casa Portuguesa marcou a arquitetura nacional, traduzindo-se num conjunto de edificações com características próprias que incluíam telha portuguesa, painéis de azulejos ou alpendres. Nesta visita vamos perceber que também nos cemitérios essas características foram incorporadas nos projetos dos jazigos.
Inscrição prévia: cemiterios@cm-lisboa.pt

Dia Aberto no Cemitério
13 out: 14h-18h
Local: cemitério do Alto de S. João
Visita livre com acesso ao interior de locais de acesso restrito, como o Jazigo dos Beneméritos da SCML, Cripta dos Combatentes da Grande Guerra, Jazigo dos Beneméritos da CML, Jazigo Valmor, Casa das Autopsias / Depósito de Falecidos, antecâmara do Crematório e Capela. A visita é acompanhada em cada local por técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e pela Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

Passeio Fotográfico – fim de tarde no cemitério do Alto de S. João
13 out: 18h
Local: Cemitério do Alto de S. João
Fotografar os monumentos, o ambiente e a vista sobre o Tejo. Visita acompanhada pela Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, que estará disponível para apoiar no manuseamento da máquina fotográfica ou sugerir enquadramentos e outras opções estéticas.

Arte nos Prazeres – estilos, projetistas, executantes
14 out: 18h
Local: Cemitério dos Prazeres
Visita guiada por Francisco Queiroz a vários dos monumentos do Cemitério dos Prazeres mais relevantes sob o ponto de vista artístico, incidindo nos estilos, nos projetistas e nos executantes, com explicações também sobre simbologia e sobre alguns dos encomendadores.
Inscrição prévia: cemiterios@cm-lisboa.pt

A Santa Casa Abre Portas – O património cemiterial da SCML no Cemitério dos Olivais
15 out: 10h
Local: cemitério dos Olivais
Visita guiada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem a seu cuidado um vasto conjunto de jazigos e sepulturas, que chegaram às mãos da instituição no âmbito das benemerências. Nesta visita guiada vamos descobrir alguns dos exemplares situados no interior do Cemitério dos Olivais, criado em finais do século XIX nos antigos terrenos do Convento de São Cornélio.
Inscrição prévia: culturasantacasa@scml.pt

Conhecer o Cemitério Alemão
15 out: 9h-13h e 15h-18h
Visita livre ao Cemitério Alemão

Conhecer o Cemitério Britânico de Lisboa
15 out: 14h30
Local: Cemitério Britânico de Lisboa
O passeio pedonal no Cemitério Britânico. Cemitério criado em 1717 pelo Cônsul Inglês Poyntz para sepultamento dos súbditos ingleses residentes em Portugal. Em 1723 os holandeses adquiriram uma parcela de terreno adjacente resultando, com as posteriores ampliações num espaço único. Neste passeio visitam-se as mais notáveis e fascinantes figuras aí sepultadas.

Homenagem Almada Negreiros e Sarah Affonso
15 out: 17h
Local: Cemitério do Alto de S. João

Conhecer o Cemitério do Lumiar
16 out: 10h
Local: cemitério do Lumiar
Nova visita orientada por Ema Câmara: conhecer as personalidades inumadas no Cemitério do Lumiar e os seus mais característicos monumentos.

visitas guiadas
8 outubro a 16 outubro 2022
Divisão de Gestão Cemiterial
Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar