Se ainda não trocou de carro por motivos financeiros, saiba que existe uma solução ideal para si

559 views

Os parcos rendimentos mensais dos portugueses e o elevado preço de determinados bens levam a que os consumidores vão adiando, por exemplo, as tão necessárias obras em casa ou a compra de um carro novo.
No caso dos carros, com a transição energética a que estamos a assistir e que daqui por uns anos irá proibir a circulação de carros a gasóleo, muitos consumidores estão, cada vez mais, a namorar soluções de mobilidade elétrica e híbrida. Contudo, isto tem um custo normalmente elevado em termos financeiros. Se ainda não trocou de carro por motivos financeiros, existe uma solução ideal para si: um crédito automóvel até 120 meses.

O que é um crédito automóvel?
Na prática, um crédito automóvel é uma das múltiplas modalidades do crédito pessoal com finalidade específica que nos ajuda a financiar a compra de um carro novo ou usado, ficando o banco ou a financeira de crédito onde o tivermos contratado com a reserva de propriedade/hipoteca. Em termos de montantes e prazos, o crédito automóvel oferece financiamento que vai dos 200 aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 120 meses. De notar que, a respeito dos prazos máximos, o termo varia consoante a compra de uma viatura nova ou usada:
● Automóvel novo: 120 meses (10 anos);
● Automóvel usado: 96 meses (8 anos).

Nota: a soma da idade do automóvel e o prazo de reembolso do financiamento não pode ultrapassar os 156 meses (13 anos).
Todo o processo de contratação deste e de outros créditos pessoais passou a ser mais simples e rápido desde que as instituições financeiras procederam à digitalização dos seus serviços. No entanto, para ver o seu crédito automóvel aprovado, é necessário que apresente uma taxa de esforço que se situe, de grosso modo, abaixo dos 40% (indicações do Banco de Portugal) e não tenha um perfil de risco, ou seja, não tenha dívidas pendentes de créditos anteriores, possuindo uma fonte de rendimento e um contrato de trabalho estáveis.

Para além disto, deve definir se vai pedir 100% de financiamento ou apenas uma parte. Tem algum dinheiro de lado que pode utilizar na compra do carro? Se a resposta for positiva, aconselhamos a que utilize esse dinheiro para financiar a entrada e, assim, conseguir alguma poupança em juros. Caso a resposta seja negativa, peça 100% de financiamento, mas definindo o valor de prestação mensal que tem capacidade para pagar e o período em que pode fazê-lo.

Como contratar um crédito automóvel?
O processo de contratação de um crédito automóvel não poderia ser mais simples, rápido e flexível. Basta pegar no seu smartphone ou PC com ligação à Internet, pesquisar, por exemplo, pelos termos “crédito automóvel” ou “crédito automóvel online” e premir a tecla “Enter”.
Após estes passos, clique numa das soluções de crédito automóvel que será apresentada. Ao entrar na página de crédito automóvel da financeira que escolheu, por norma, irá deparar-se com um simulador de crédito que lhe permitirá calcular o valor da prestação mensal em função dos prazos e montantes escolhidos.
Repita o processo com outras das opções listadas na sua pesquisa, de modo a comparar taxas de juro, preço das comissões e valores da prestação.
Feitas todas as comparações, vá novamente até à página do crédito automóvel que escolheu e, após introduzir os valores e prazos que pretende, clique na barra que normalmente acompanha o simulador e que o reencaminhará para o preenchimento de um formulário e anexação dos documentos necessários à avaliação do seu processo. Uma vez analisado, se a resposta for positiva, num curto espaço de tempo terá o dinheiro na sua conta bancária.

● Exemplo prático
Face ao preço dos combustíveis fósseis, decidimos trocar a nossa viatura movida a gasóleo por um carro 100% elétrico. Como não temos a totalidade do dinheiro que o novo carro custa, decidimos procurar um crédito automóvel online. Depois de uma pesquisa nos dar a conhecer as financeiras de crédito que oferecem este tipo de solução de financiamento e de fazermos as necessárias comparações, acabámos por escolher a solução de uma financeira que nos oferece um crédito automóvel a 120 meses com possibilidade de seguro automóvel com a cobertura que mais nos convier. Nessa mesma página de crédito automóvel, fazemos uso do simulador que é colocado à nossa disposição para calcularmos a prestação de um pedido de financiamento de 15 mil euros, a serem pagos em 120 meses.
O resultado deste cálculo é uma prestação de 186,62 euros mensais com uma TAN de 8,25% e uma TAEG de 9,69%. De modo a contratar este crédito, basta-nos, então, clicar na barra que acompanha o
simulador, preencher um formulário (3 minutos no máximo) e anexar os documentos necessários. A análise é rápida e, em caso positivo, recebemos o dinheiro pedido em cerca de 48 horas na conta bancária que indicámos.

 

Fotografia: Andrea Piacquadio/Pexels

Créditos: Fernando Guimarães

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar