Artigo

Sandeman integra obras de Fiumani, Makarov e Vidal na sua coleção

Sandeman desafiou o artista plástico Filippo Fiumani, o pintor Francisco Vidal e o ilustrador Hugo Makarov para a criação de obras que convidam a abrandar e a apreciar. As peças integram agora a coleção de arte da Sandeman e podem ser vistas online na The Sandeman Gallery.

Num mundo rápido e descartável, ainda conseguimos apreciar?” foi o repto que Sandeman lançou aos três artistas plásticos, e cujo processo criativo levou Filippo Fiumani a passar pela Quinta do Seixo, no Douro, Francisco Vidal pelo hostel The House of Sandeman e Hugo Makarov pelo Sandeman Terrace, estes dois últimos em Vila Nova de Gaia. O resultado do seu trabalho está agora disponível na galeria de arte virtual Sandeman, ao lado de obras de artistas como Mário Belém ou Camila Nogueira, e também no Instagram e Facebook da marca.

Pensada e concretizada em parceria com a WY Creative, esta é uma iniciativa que nasce de algo que Sandeman e o universo artístico têm em comum: “Tanto a Arte como o vinho precisam de tempo para serem apreciados e isso pode ser uma provocação na era acelerada em que vivemos. Parar para pensar, ouvir, observar e sentir foi o desafio que propusemos a estes três artistas em ascensão e o resultado são trabalhos admiráveis, que enriquecem o património artístico de Sandeman”, explica Raquel Seabra, Administradora Executiva da Sogrape. “Dar palco aos criadores de obras faz parte da história da marca, mas foi a primeira vez que trabalhámos com três em simultâneo a partir de um mote comum, e é muito interessante ver como cada um deles deu continuidade à nossa história através da sua expressão artística”, conclui.

Numa reflexão sobre a necessidade de pausa para crescermos e conhecermo-nos, os artistas desenvolveram peças únicas ao vivo, em espaços icónicos da marca e sob o olhar atento de quem por lá passava. Estas podem agora ser apreciadas na The Sandeman GalleryFiumani desenvolveu a escultura “Alma na Lua”, que constitui uma reflexão contínua em torno da evolução humana, do progresso industrial e do impacto que esses desenvolvimentos tiveram nos ecossistemas naturais. A peça explora os desafios que a humanidade enfrenta hoje e a necessidade urgente de reinvenção.

O quadro de Francisco Vidal estabelece uma linha paralela entre a antiguidade do vinho e a antiguidade da pintura. Tendo as águas do rio Douro como inspiração, esta aguarela sobre papel foi pintada com água, mas também com vinho.

A peça de Hugo Makarov desenvolve-se em planos diferentes, mas interligados. A obra destaca as características e texturas da bebida, as suas raízes e futuro, utilizando para isso materiais usados para as molduras das peças, num esforço do artista em ligar o passado ao presente, assim enriquecendo o futuro.

Porque o tempo é um fator determinante para se apreciar tanto o vinho como a arte, Sandeman continua a promover e a partilhar com todos uma visão artística do nosso tempo, tornando-a intemporal.

Uma viagem pela The Sandeman Gallery é também uma oportunidade de revisitar o seu extraordinário património, relembrado peças, desenhos e pinturas que fazem parte do nosso imaginário. A arte acompanha a marca desde inícios do século XX, seja pela aquisição de obras de artistas da Royal Academy para usar em peças de comunicação, seja pelo momento em que o artista britânico George Massiot-Brown criou a icónica figura The Don em 1928, numa combinação do sombrero típico de Jerez de la Frontera e a tradicional capa preta usada pelos estudantes universitários portugueses.

https://www.sandeman.com/sandeman-arts/

https://www.facebook.com/TheSandemanDon

https://www.instagram.com/sandemanporto/

Fonte: Lift

685 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar