Sabia que todos os anos é organizado um concurso para eleger a árvore do ano na Europa?

2876 views

A Árvore do Ano é um concurso anual para encontrar a “árvore mais encantadora da Europa” através de votação pública. O seu objetivo é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural das suas regiões, assim como a sua história na vida das pessoas e na comunidade que a rodeia.

 

Em Portugal, as 10 finalistas são, na nossa opinião, excelentes candidatas ao título Europeu.

O Centro PINUS, nomeou uma das finalistas: “O Bravo do Pinhal do Rei”. Um pinheiro-bravo com características únicas.

Esta árvore tem 125 anos e está localizada na zona costeira da Mata Nacional de Leiria, em São Pedro de Moel. O fantástico acerca deste pinheiro-bravo é que, devido aos fortes ventos vindos do mar, adotou uma postura diferente e, em vez de crescer verticalmente, adaptou-se, não desistiu, arranjou forças e cresceu de forma diferente, junto ao chão.

A forma original do tronco desta árvore, fez com que a chamassem também de pinheiro-serpente. Incomum face à habitual na sua espécie a sua forma, no entanto, é frequente em pinheiros localizados nas zonas costeiras.  

O que distingue este exemplar é a sua longevidade, dimensão elevada e composição estética única.  Os seus longos troncos estendem-se por uma área de mais de 260m2. A sua forma torcida e ondeante faz dele um símbolo de resiliência, força e triunfo! Qual guardião das dunas com o seu tronco imponente e inusitado serpenteia pela areia como que a ouvir o pulsar da terra. Não é por acaso que o seu nome é “O Bravo do Pinhal do Rei”. 

Assim permanece até hoje o Bravo do Pinhal, para deleite de quem o avista, lutando contra ventos, tempestades e o avançar da areia numa batalha invisível e interminável.

 

As votações para a Árvore do Ano de Portugal são realizadas online até às 23h59 do dia 23 de novembro. A vencedora irá depois concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano 2021.

Como votar:

1 – ir a https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote

2 – selecionar 2 árvores
3 – clicar em votar

4 – inserir o seu e-mail

5 – Abrir a sua caixa de e-mail e clicar no link para validar o seu voto. Só depois de clicar neste link é que o seu voto é considerado válido

Fonte: Centropinus

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar