Queer Lisboa 26 .ª edição

194 views

Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer chega à 26.ª edição e abre com o mais recente filme de João Pedro Rodrigues, Fogo-Fátuo, uma comédia musical com estreia nacional marcada para 29 de setembro.

Do programa destaca-se a retrospetiva, na Cinemateca Portuguesa, intitulada Notes on Camp: o Delírio Drag do Gay Girls Riding Club, uma homenagem ao camp (estilo ou forma de expressão associada a uma estética do exagero, extravagante) do Gay Girls Riding Club. O coletivo que dá nome ao ciclo surgiu no final de 1950, impulsionado por um grupo de homens que começou a organizar festas drag e que no início da década de 1960 produz filmes que são o camp na sua essência. O ciclo inclui paródias e os clássicos de cinema de Hollywood em que estas se inspiram.

De salientar ainda obras como Loving Highsmith, de Eva Vitija, uma biopic baseada nas notas íntimas da escritora Patricia Highsmith e Black as U R, de Micheal Rice, um poderoso retrato das comunidades queer negras dos Estados Unidos.

No encerramento desta edição é exibido Esther Newton Made Me Gay, de Jean Carlomusto, um documentário sobre a vida de Esther Newton, antropóloga social, ativista lésbica, e precursora dos Estudos de Género e da Teoria Queer. AF

Programação completa aqui

4 € – preço normal por sessão (ver descontos e outras condições)
3,20 € – preço normal Cinemateca (ver descontos)

cinema
16 setembro a 24 setembro 2022
vários locais
Créditos:”Fogo Fátuo” de João Pedro Rodrigues
Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar