PRÓXIMO DE VERMEER: uma visão única do pintor desconhecido

665 views

A Filmin estreia em exclusivo a 28 de Setembro, Próximo de Vermeer um tesouro para qualquer amante de arte, no qual a essência do pintor holandês de renome mundial Johannes Vermeer é explorada numa grande exposição em Amesterdão.

Um tesouro para qualquer amante de arte que se preze. Na véspera da maior exposição de Vermeer jamais realizada no Rijksmuseum de Amesterdão, um grupo de curadores decidiu determinar o que faz de um Vermeer um verdadeiro Vermeer.

Muito já foi escrito, mas pouco se sabe sobre Johannes Vermeer. A sua obra é quase tudo o que deixou para trás. Gregor Weber, especialista em Vermeer de renome mundial e recém-nomeado curador do Rijksmuseum de Amesterdão, no ano anterior à sua reforma, está a trabalhar no seu grande sonho: a maior exposição de Vermeer alguma vez realizada.

A premiada realizadora Suzanne Raes dá-nos uma visão única sobre a realização da maior exposição de Vermeer de sempre. Filma os curadores do Rijksmuseum Gregor Weber e Pieter Roelofs e os conservadores Abbie Vandivere e Anna Krekeler na sua missão de lançar uma nova luz sobre Johannes Vermeer. Apesar de A Leiteira A Rapariga com o Brinco de Pérola serem mundialmente famosas, pouco sabemos sobre o próprio pintor. Sem auto-retratos, sem cartas, sem notas; uma pequena obra é tudo o que o mestre holandês deixou para trás.

Este documentário  mostra tudo, desde a diplomacia silenciosa necessária para levar os “Vermeers” para os Países Baixos e os novos conhecimentos adquiridos através da digitalização dos quadros camada por camada, até à chocante notícia mundial de que uma obra pode afinal não ser de Vermeer. A pouco e pouco, descobrimos como Vermeer foi capaz de representar a realidade de forma tão diferente dos seus contemporâneos.

Mas, acima de tudo, Próximo de Vermeer mostra o amor contagiante dos curadores e dos outros protagonistas pela arte de Vermeer. Como diz Weber, uma boa exposição deve mudar a nossa visão do mundo. Vermeer pode realmente fazer isso.

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar