Prémio Bárbara Virgínia distingue Carmen Santos

425 views

A atriz portuguesa Carmen Santos será distinguida com o Prémio Bárbara Virgínia da Academia Portuguesa de Cinema, em cerimónia agendada para o dia 19 de janeiro de 2024, às 19 horas, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Nascida na capital portuguesa em 1946, Carmen Santos, licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa, teve a sua estreia nos palcos do teatro universitário, destacando-se na interpretação de “Eh! Lá Fora!”, de Willliam Saroyan, no Cénico de Direito, sob a direção de Fernando Gusmão.

Após concluir a sua formação universitária, Carmen desempenhou diversas funções profissionais, como trabalhar numa agência de publicidade ou ter sido professora, continuou a fazer teatro amador, teatro radiofónico e algumas participações na televisão. Em 1975, tomou a decisão de se profissionalizar como atriz, ingressando nos Bonecreiros, sediados na Casa da Cultura da Zona Oriental de Lisboa, onde interpretou quatro peças, de 1975 a 1977. A sua estreia em cinema deu-se em 1977, com uma participação em “Amor de Perdição” de Manoel Oliveira.

 A partir dessa altura, Carmen Santos desenvolveu uma carreira brilhante enquanto atriz, que conta com quase 50 anos de carreira. Ao longo dos últimos 40 anos, tem passado pelo teatro, cinema e televisão.

 Recorde-se que o Prémio Bárbara Virgínia foi instituído pela Academia Portuguesa de Cinema em 2015 para homenagear mulheres que se destacaram no cinema português. Até então, o prémio foi atribuído a Leonor Silveira, Laura Soveral, Teresa Ferreira, Júlia Buisel, Solveig Nordlund, Maria Gonzaga e Regina Pessoa.

Fonte: jervispereira.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar