Postais Perdidos

237 views

Paris, França

16-VI-15

Meu querido

Fazia muitos anos, percebo agora que demasiados, que não vinha a Paris. Tinha a memória marcada de uma cidade grandiosa, em que os monumentos e museus me haviam esmagado e em que os enormes boulevards me haviam oprimido ao ponto de me sentir um anão. Lembro essa sensação de escala não humana, de uma cidade que não fora desenhada para mim, para o homem, mas para uma qualquer criatura grandiosa, cheia de voluptuosidade. Não partira de Paris apaixonado como tantos, não partira com uma necessidade imperiosa de voltar. Gostara, como se gosta de uma mulher bela e inacessível, mas não sentira o fogo desmedido da paixão.

Voltei, e escolhi ficar na zona que mais havia gostado de Paris, o Marais. Vim em trabalho e a sorte premiou-me com a zona do Luxembourg.

Tendo já percorrido a via-sacra dos museus e monumentos decidi relaxar e viver como um parisiense, no meu estúdio alugado por uma semana. Sair de manhã para comprar o pão e regressar para um pequeno-almoço com vista para um jardim. Parar no caminho para casa para um copo de vinho numa esplanada após ver algumas montras. Devorar bifes tártaros como se os mesmos estivessem em extinção. Comprar chás e compotas para ajudar a passar o inverno. Deambular junto ao Sena com a luz do crepúsculo sobre a Notre-Dame. Parar para um gelado na Ille de S. Louis. Fumar calmos cigarros num relvado das Place des Vosges. Jantar com amigos e vinho tinto. Andar a pé e esquecer a todo o tempo os longos boulevards, trocados por S. Germain, Saint Suplice, Luxembourg, Marais. Fui tomado pela joie de vivre e pelas esplanadas com as cadeiras todas voltadas à rua, como uma imensa passerelle onde achamos sempre estar de menos para desfilar.

Apaixonei-me. A paixão não escolhe momento, arrebata-nos sem que percebamos, deixando-nos num estado de levitação e desejo. Não posso voltar a estar tanto tempo sem Paris. Em bom francês, foi um valente coup de foudre,

Abraço, João

 

Por João Albuquerque Carreiras

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar