PORTUGAL SMART CITIES ABRE CANDIDATURAS PARA OS PRÉMIOS – ANTÓNIO ALMEIDA HENRIQUES

62 views

A Fundação AIP instituiu em 2023 os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, Evento líder das Smart Cities em Portugal.

Após uma forte adesão do mercado à edição anterior dos Prémios, na qual se registaram mais de 50 candidaturas, é com grande expectativa que Elisabete Martins, Gestora do PSCS 2024 afirma.”  Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, visam distinguir projectos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana. Desta forma estamos a contribuir para a concretização de práticas efectivas que tornam as nossas cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis. “

Podem apresentar candidaturas, as Comunidades Intermunicipais, os Municípios e as Juntas de Freguesia, orientados para a implementação com sucesso de projectos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana, considerados nas seguintes categorias elegíveis para esta edição:

  • Neutralidade carbónica
    Projectos e iniciativas desenvolvidos à escala local que contribuem de forma efectiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia (neutralidade carbónica em 2050).
  • Mobilidade

Estratégias aplicadas à promoção da adopção do transporte público em detrimento do transporte individual, da mobilidade activa, incluindo suave.

  • Espaço público

Projectos e iniciativas criadores de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interacção social e a criação de comunidades

  • Turismo inteligente

 Estratégias de promoção de boas experiências de visitação e melhor governação de territórios sujeitos a pressão turística, quer procurando aumentar a oferta de espaços alternativos, quer apostando numa melhor gestão dos locais já sobrecarregados devido à elevada procura.

  • Saúde e Bem-Estar

Projectos e iniciativas que apostem na mudança de hábitos e comportamentos capazes de promover de forma pró-activa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular.

  • Transformação Digital

 Projectos de digitalização organizacional das autoridades locais capazes de promover uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas.

  • Reabilitação urbana sustentável e inteligente

Projectos e iniciativas de revitalização e renovação de áreas urbanas, de forma a melhorar o seu desempenho ambiental, social e económico.

As candidaturas serão feitas através do site oficial do Evento – https://portugalsmartcities.fil.pt/ – até ao próximo dia 13 de Setembro.

A apreciação das candidaturas e projectos apresentados será feita por um júri, presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e que compreende igualmente outras entidades/personalidades de reconhecido mérito na temática das Smart Cities.

A Cerimónia de entrega dos Prémios “Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques”, terá lugar no dia 8 de Outubro na FIL – Parque das Nações.

 

 

Fonte: ccl.fil.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar