Piet Mondrian por Pedro Lapa As escolhas dos críticos

956 views

Nesta visita do ciclo As escolhas dos críticos, que se realizou no dia 18 de janeiro de 2014 e que é agora possível rever online, Pedro Lapa dá a conhecer a obra Tableau (amarelo, preto, azul, vermelho e cinzento), de 1923, de Piet Mondrian, pertencente à coleção do Museu. A visita procurou situar esta obra no percurso do artista, relevando os aspetos mais característicos do período em que se situa — o neoplasticismo —, e também perceber certas hesitações e problemas por ela gerados, ainda pouco pensados, que só mais tarde viriam a ter pleno desenvolvimento.

Pedro Lapa é professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor artístico do Museu Coleção Berardo de 2011 a 2017, diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado e curador da Ellipse Foundation de 2004 a 2008. Entre 2008 e 2010, foi professor convidado da Escola das Artes da Universidade Católica de Lisboa. É doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ver aqui

artes, visitas guiadas
2 abril a 30 abril 2020

fonte agendalx

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar