Perve Galeria destaca artistas de língua portuguesa, América Latina e Ucrânia na JustMad

255 views

A prestigiada feira internacional JustMAD celebra a sua 14ª edição, entre 23 e 26 de fevereiro de 2023 no Palácio Neptuno, em Madrid. Naquela que é uma das mais significativas feiras de arte de vanguarda, no panorama ibérico, a Perve Galeria apresentará um projeto que destaca a obra de seis artistas do espaço de língua portuguesa, américa latina e ucrânia: Bogdan Gulyay, Ivan VillalobosJavier Félix, José Chambel, Reinata Sadimba e Samuel Muankongue.

Na JustMAD será feita uma homenagem especial a Reinata Sadimba, ícone da arte contemporânea africana, no feminino. Reinata nasceu em 1945, em Moçambique. Em criança, a sua mãe introduziu-a à cerâmica de objetos utilitários que Reinata adaptou à sua criatividade. Na adolescência, Reinata Sadimba fez parte da frente da Libertação Nacional de Moçambique, lutando contra o governo colonial português, que culminou com a independência do país em 1974. Em 1975, após divorciar-se, a artista revolucionou o seu trabalho e passou a acrescentar elementos figurativos, de um imaginário muito singular, no panorama de arte africana. As suas peças refletem profundamente um universo matrilinear Makonde, reconfigurado por uma experiência pessoal dolorosa e uma imaginação fértil, abordando, de maneira tradicional e moderna, os temas da identidade social e individual – particularmente das mulheres, bem como a conexão primordial com a terra. Do seu vasto leque de trabalhos a Perve Galeria promove, pela primeira vez, um destaque digno a esta artista que continua a produzir, nos dias de hoje, trabalhos verdadeiramente notáveis.

No âmbito do programa VIP da JustMAD será ainda realizado um projeto performativo com a participação de Reinata Sadimba, que estará presente na feira a realizar obras em cerâmica nos dias 23 e 24 de fevereiro, entre as 15h e as 18h.

No projecto expositivo da Perve Galeria destaca-se igualmente a presença de obras do artista ucraniano Bogdan Gulyay (n. 1980), que se mantém a viver e a trabalhar em Kyev. Deste autor estarão expostas obras fotográficas anteriores à invasão russa, e outras produzidas já em contexto de guerra.

No Stand E9, a Perve Galeria apresenta ainda obras de Ivan Villalobos (n. 1979, Chile), artista que voltará a Portugal para fazer uma residência artística a partir de março deste ano. Para ver também na JustMAD, há ainda as obras de Javier Félix (n. 1976, Colômbia/Espanha), artista cuja instalação, Hoje é um Bom Dia Para Viver (tributo à vida) foi apresentada, há precisamente um ano, na feira JustMAD, coincidindo com o primeiro dia da invasão russa à Ucrânia. José Chambel (n. 1969, São Tomé & Príncipe), artista cujo trabalho foi objeto de destaque na AKAA, feira de arte contemporânea africana, em Paris, há dois anos. Destaque ainda para a estreia de Samuel Muankongue (n. 1974, Moçambique), escultor cujo percurso valerá seguramente acompanhar.

Perve Galeria prepara ainda, para depois da feira, uma grande exposição em torno da obra de Reinata Sadimba, a realizar em Lisboa, com data a anunciar, que contará com a presença da artista.

Catálogo da exposição – https://issuu.com/pervegaleria/docs/ct_justmad2023

Foto da obra: IVAN VILLALOBOS (b. 1975, Chile)

Fonte: www.pervegaleria.eu

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar