Pela primeira vez em Portugal: concertos da prestigiada orquestra austríaca Wiener Concert-Verein

64 views

Wiener Concert-Verein, uma das formações de câmara mais conceituadas da Áustria, apresenta-se pela primeira vez em Portugal, com dois concertos que prometem momentos de excelência musical e emoção artística, com um programa que celebra a tradição clássica vienense e o diálogo entre a criação contemporânea e a herança musical europeia.

Com dois concertos agendados, o público português terá a oportunidade de assistir à performance da  Wiener Concert-Verein nos dias 5 de novembro pelas 21:30 no Teatro-Cine Torres Vedras e no dia 6 de novembro pelas 21:00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboacom entrada gratuita.

O ciclo de concertos terá início no dia 3 de novembro, na Musikverein – Brahms Zaal, em Viena, onde o maestro e compositor português, Nuno Côrte-Real, dirigirá a orquestra naquela mítica sala de concertos austríaca, onde também se ouvirá a língua portuguesa cantada pela soprano Megan Kahtz, nos versos de José Luís Peixoto.

O concerto abre com Departures, obra da jovem compositora ucraniana Alisa Kobzar (n. 1989), escrita para orquestra de cordas. A peça propõe uma viagem emocional e sonora, marcada por subtis transições de textura e cor, num percurso de partida e transformação, simbolizando a busca e a transição, um diálogo entre a modernidade e a herança musical europeia.

Segue-se a Sinfonia n.º 44 em Mi menor, Hob. I:44, “Luto”, de Joseph Haydn (1732–1809), composta entre 1770 e 1771 para a corte dos Príncipes Esterházy. Obra-prima da construção e retórica musical, esta sinfonia é uma das mais expressivas do período Sturm und Drang, caracterizada por uma escrita intensa e emotiva, contrastes dinâmicos e surpreendentes viragens harmónicas.

A segunda parte do concerto é dedicada à música vocal, com as sete canções de John Dowland (†1626), compositor renascentista inglês, apresentadas numa orquestração de Nuno Côrte-Real (n. 1971). As obras de Dowland, de uma melancolia intemporal, são revisitadas aqui com uma nova paleta sonora que evoca o classicismo vienense.

O programa encerra com uma seleção do ciclo Agora muda tudo, de Nuno Côrte-Real, sobre poesia original de José Luís Peixoto. Criado em 2017 para o décimo aniversário da Temporada DARCOS e distinguido com o Prémio Autores SPA 2018, este ciclo revela uma escrita profundamente expressiva, que funde a linguagem contemporânea com a intensidade emocional da palavra poética.

Os bilhetes para o concerto do dia 5 de novembro pelas 21:30 no Teatro-Cine Torres Vedras já se encontram à venda AQUI e no dia 6 de novembro pelas 21:00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, o concertos será de entrada gratuita.

Sobre a Wiener Concert-Verein

Criada em 1987, a Wiener Concert-Verein nasceu do seio da Wiener Symphoniker e é hoje uma das mais respeitadas formações de câmara austríacas. O seu repertório abrange desde o classicismo vienense até à música contemporânea, destacando-se pela precisão interpretativa, coesão sonora e expressividade emocional que caracterizam a tradição musical vienense.

 

Fonte: imprensa.darcos

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar