Pasmados Branco Garrafeira 2015: a arte do tempo engarrafada

500 views

Quando em 1999 o enólogo Domingos Soares Franco encontrou várias garrafas do Pasmados Branco de 1963 nas adegas da José Maria da Fonseca, decidiu produzir um vinho branco com potencial de envelhecimento. Daí surge agora o Pasmados Branco Garrafeira 2015, inspirado por essa descoberta e tendo como referência o Pasmados Branco de 1963. Com uma diversidade de aromas, notas elegantes e personalidade vincada, este vinho homenageia a grandiosidade e a modernização da Fonte dos Pasmados, localizada junto à Casa Museu José Maria da Fonseca em Vila Nogueira de Azeitão, e que é considerada uma referência da arquitetura dos finais do século XVIII.  

 

A designação Garrafeira remete para vinhos de qualidade superior envelhecidos em garrafa, por um período longo, antes de serem comercializados. Esta prática permite que o vinho evolua, ganhe complexidade e suavidade, proporcionando uma experiência sensorial mais refinada. Com envelhecimento em barricas de carvalho francês de 2.º ano com bâtonnage, durante 3 meses, o Pasmados Branco Garrafeira 2015 resulta do blend Viosinho (50%), Viognier (31%) e Arinto (19%). No processo de vinificação, 50% deste vinho passou por barrica e os outros 50% por inox.

Originário da Quinta dos Pasmados, em Azeitão, este vinho resulta da substituição, realizada em 1998, da casta Chardonnay pelo Viosinho, enquanto a origem das castas Arinto e Viognier foram alteradas de terrenos argilo-calcários para arenosos. Em 2005, visando aprimorar a complexidade, foi integrada a casta Viognier, cultivada nas vinhas há mais de 40 anos.

Das 6.847 garrafas produzidas, 3.000 garrafas foram conservadas numa cave particular a uma temperatura ambiente de 12°C e humidade de 60%. Com uma longevidade prevista de, pelo menos, 15 anos após o engarrafamento, o Pasmados Branco Garrafeira 2015 deve ser consumido a uma temperatura de 16°C em copos de vinho tinto.

De cor amarelo palha, este vinho branco revela aromas frutados, que remetem para avelãs e amêndoas pecan. No paladar, a fruta está bem presente e revela uma excelente acidez. De perfil elegante, equilibrado e harmonioso, tem um final de prova prolongado.

Pasmados Branco Garrafeira 2015 | PVP Recomendado (Portugal) – 24,90€

 

Fonte:global-press.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar