OUTSIDERS: CICLO DE CINEMA INDEPENDENTE AMERICANO regressa para a 2ª edição, de 7 a 12 de março, com 10 filmes inéditos em Portugal

602 views

Realiza-se de 7 a 12 de março, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a segunda edição do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano. Esta iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) apresenta uma seleção de 10 filmes de realizadores independentes, nunca antes apresentados em Portugal, e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. O jovem realizador Jack Fessenden, que aos 21 anos realizou a longa-metragem Foxhole vai estar em Lisboa a apresentar o seu filme e a dar uma masterclass na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

 

Queremos continuar a dar a conhecer a vaga de filmes independentes americanos que permanecem inéditos nas nossas salas e, de caminho, mostrar um retrato possível da América contemporânea. Desta vez, sob o filtro dos “filmes de género”, afirma Carlos Nogueira programador deste ciclo, para quem o cinema independente tem utilizado as categorias e os códigos da época clássica de Hollywood e dos grande estúdios para, nos seus próprios termos e com os seus próprios métodos, falar dos temas que preocupam as novas gerações.

 

O Outsiders 2023 arranca no dia 7 de março com o filme The Lovers, realizado por Azazel Jacobs, e protagonizado por Debra Winger e Tracy Letts, que interpretam um casal há muito tempo desapaixonado e ambos envolvidos em relações extra-matrimoniais.

 

No dia seguinte, é a vez de Upstream Color, de Shane Carruth, uma misteriosa obra de ficção científica que foi premiada nos festivais de Sundance e Sitges (2013) e que integrou a selecção oficial de festivais como Berlim, Sundance London ou o New Directors/New Films, e que se debruça sobre os perigos das experiências científicas. Mais tarde é exibido Madeline’s Madeline, de Josephine Decker, que reflete sobre a relação entre a saúde mental e as artes performativas e que conta com as participações das atrizes Miranda July e Helena Howard.

 

O realizador Greg Kwedar utiliza o filme de gangsters Transpecos para abordar alguns dos problemas que mais afetam a sociedade americana — o tráfico de drogas e a imigração clandestina. Já em Depraved, Larry Fessenden, um dos nomes mais respeitados do cinema fantástico independente, reinventa em Brooklyn o mito de Frankenstein.

 

Convidado desta edição, é o jovem realizador Jack Fessenden, que vai estar em Lisboa para uma masterclass na Faculdade de Belas-Artes  e apresentar o seu filme Foxhole, cuja ação decorre sensivelmente ao longo de 36 horas, em três guerras distintas — a Guerra Civil Americana, a Primeira Guerra Mundial e a guerra do Iraque – e acompanha cinco soldados confinados numa trincheira e confrontados com questões morais. John Travolta e Ethan Hawke são os atores do western In a Valley of Violence, realizado Ti West e com exibição para sexta-feira, dia 10 de março.

 

No sábado, é apresentado Krisha, um melodrama familiar de Trey Edward Shults, premiado em diversos festivais como South by Southwest, Deauville, Taormina, Denver e Nashville e seleccionado para outros tantos como Semana da Crítica do Festival de Cannes, American Film Institute, Atlanta, Cleveland, Denver, Jerusalém, Londres e Munique. Os códigos do film noir são utilizados em Gemini pelo realizador Aaron Katz na sua reflexão sobre Hollywood, num filme que conta com Zoë Kravitz, Lola Kirke e John Cho no elenco.

 

A segunda edição do ciclo Outsiders termina no domingo, dia 12 de março, com Wild Nights with Emily, realizado por Madeleine Olnek, um filme biográfico muito pouco convencional sobre a escritora Emily Dickinson, em que se revela um lado menos conhecido da sua vida, nomeadamente a sua relação com outra mulher.

 

Outsiders – Cinema Independente Americano tem a sua segunda edição de 7 a 12 de março no Cinema São Jorge e Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa e é uma coprodução entre a FLAD e o Cinema São Jorge.

 

PROGRAMA OUTSIDERS 2023

local: Cinema São Jorge

 

7 março, terça-feira

21h30: THE LOVERS, Azazel Jacobs, 2017, 97 – sessão de abertura

8 março, quarta-feira

19h00: UPSTREAM COLOR, Shane Carruth, 2013, 96′

21h30: MADELINE’S MADELINE, Josephine Decker, 2018, 93′

9 março, quinta-feira

19h00: TRANSPECOS, Greg Kwedar, 2016, 86′

21h30: DEPRAVED, Larry Fessenden, 2019, 114′

10 março, sexta-feira

19h00: FOXHOLE, Jack Fessenden, 2021, 95′

21h30: IN A VALLEY OF VIOLENCE, Ti West, 2016, 104′

11 março, sábado 

19h00: KRISHA, Trey Edward Shults, 2015, 83′

21h30: GEMINI, Aaron Katz, 2017, 93′

12 março, domingo

19h00: WILD NIGHTS WITH EMILY, Madeleine Olnek 2018, 84′ – sessão de encerramento

 

MASTERCLASS JACK FESSENDEN (realização de cinema)
local: Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa

8 março, quarta-feira

 

Fonte: paristexas

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar