OS MELHORES DO ANO DO MESA MARCADA REGRESSAM A 30 DE JANEIRO

535 views

Os Prémios Mesa Marcada 2022, iniciativa do site de gastronomia Mesa Marcada – fundado por Miguel Pires e Duarte Calvão – que elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, irão ser anunciados no dia 30 de janeiro de 2023. A cerimónia, que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, pelas 18h30, depois de dois anos de edição online devido à pandemia, regressa ao seu formato presencial, voltando a cumprir o seu propósito de reunir personalidades da gastronomia portuguesa. A eleição contou, uma vez mais, com a participação de chefes de cozinha e outros profissionais ligados à restauração e hotelaria, bem como jornalistas, críticos, bloggers e gastrónomos conhecidos no meio, num total de 235 jurados, o que constitui uma das maiores votações de sempre.

À imagem dos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2022’ e o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2022 foram divulgados antecipadamente. O primeiro, distinguiu o chef Paulo Morais, que recentemente recebeu uma estrela Michelin para o Kanazawa, restaurante em Algés que chefia desde 2017; enquanto que o segundo premiou a Salmarim, produtor de sal que tem feito um trabalho exemplar na área.

Tanto Paulo Morais como a Salmarim foram os mais votados pelo painel de 25 chefes de cozinha, que em seu nome ou do restaurante, integraram o Top 10 ou venceram um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos. Foram eles: Alexandre Silva, André Lança Cordeiro, António Bóia, António Galapito, Carlos Afonso, Carlos de Albuquerque Teixeira, Filipe Carvalho, Hans Neuner, Henrique Sá Pessoa, Joachim Koerper, Joaquim Saraaga Leal, João Oliveira, João Ricardo Alves, João Rodrigues, José Avillez, Lara Espírito Santo, Lucas Azevedo, Marlene Vieira, Miguel Castro e Silva, Pedro Lemos, Pedro Pena Bastos, Rodrigo Castelo, Vasco Coelho Santos, Vítor Sobral e Zé Paulo Rocha.

Ao longo de 13 edições sentimos a necessidade de ir introduzindo novas categorias, com o intuito de divulgar e impulsionar outros nomes, profissões e atividades não apenas da restauração, mas de um espectro mais alargado do meio gastronómico. Desta forma, os Prémios Mesa Marcada têm vindo a distinguir e destacar cada vez mais figuras de uma área tão importante para o setor da economia nacional”, refere Miguel Pires, coautor do Mesa Marcada.

Por sua vez, Duarte Calvão também responsável pelo Mesa Marcada afirma: “Os Prémios Mesa Marcada caracterizam-se – e diferenciam-se – por resultarem da votação de um painel de jurados de mais de 230 pessoas, o qual constitui uma boa amostra do nosso meio gastronómico, e não das escolhas pessoais dos autores do site. Mesmo em alguns Prémios Especiais, mais direcionados para setores específicos, conseguimos ter painéis de profissionais e de gastrónomos com mais de 20 pessoas em que nem sequer votamos. Assim, julgo que os prémios têm acompanhado bem as tendências da restauração nacional e são uma boa maneira de ver a grande evolução que ela teve nestes últimos 13 anos”.

Os Prémios Mesa Marcada englobam atualmente as categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos* e os prémios especiais:  Mesa Diária*; Cutipol Carreira**; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano**; Studioneves de Sustentabilidade; Estrella Damm Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano*; Makro Chefe Revelação do Ano*; Chefe de Pastelaria do Ano**; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano**; Serviço de Sala do Ano**; Loja Gastronómica do Ano*; Restaurante Clássico do Ano**; Empresário de Restauração do Ano**; e nesta edição, como novidade, o Prémio Especial Evento Gastronómico*.

“Tem sido muito gratificante observar a forma como os Prémios Mesa Marcada têm evoluído ao longo destes 14 anos e despertado o interesse do público, da comunidade gastronómica, dos meios de comunicação social e dos patrocinadores. Sem eles, sem marcas como a Estrella Damm, a Cutipol, e a Sogrape (patrocinadores principais); ou a Makro, Bom Sucesso, S. Pellegrino/Acqua Panna e Studioneves (patrocinadores de prémios especiais), a realização desta 14ª edição não seria possível. Tal como não seria possível sem a colaboração dos diversos painéis do júri”, conclui Miguel Pires.

 

A lista completa de todos os votados será publicada no site. E a atribuição de prémios e os vencedores da edição anterior (2021) podem ser consultados aqui.

Os “10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do ano” foram criados em 2009 por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, e desde então tornaram-se uma referência no panorama gastronómico nacional.

* distinções atribuídas a partir dos resultados da classificação geral do painel de jurados alargado (os 235 votantes)

** Distinções a partir de painéis júris mais restritos: Chefes do top 10 e vencedores dos prémios especiais dos últimos 5 anos, no caso dos prémios Carreira, Produtor e Restaurante Clássico; os restantes são eleitos em grande parte por profissionais das atividades especificas em questão e gastrónomos ou outras pessoas do meio com afinidade por essas áreas

*** O Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade funciona através de inscrição dos restaurantes que depois são avaliados em parceria com a Grab a Donought, empresa consultora da área.

Online:

https://mesamarcada.com/

https://www.instagram.com/mesamarcada_oficial/

https://www.facebook.com/mesamarcada

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar